Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentil, Heloisa Salles
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Milhomen, André Luiz Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5289
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar questões relativas à profissionalização e profissionalidade docente no que se refere à Licenciatura em Computação. Neste estudo analisaram-se as matrizes curriculares de dois cursos de Licenciatura em Computação da UNEMAT, a legislação concernente, o contexto em que se inserem esses cursos e as discussões acerca do profissional professor de Computação. As normas que orientam essa formação e as propostas curriculares apresentam contradições: o curso é uma licenciatura, mas a definição do perfil profissional não se restringe à docência; os egressos serão professores da Educação Básica, mas não há esse campo de atuação ou disciplina previsto nos parâmetros que orientam a organização do ensino, exceto no Ensino Médio, em cujos PCNs são previstos conhecimentos, competências e habilidades na área de Informática. Tanto as Diretrizes para Formação de Professores quanto a proposta curricular da Sociedade Brasileira de Computação analisadas mostram-se orientadas pela demanda da sociedade contemporânea de profissionais “flexíveis”, aptos a atuar em mais de um campo de trabalho, dificultando a constituição da profissionalidade docente e o papel dos cursos de formação inicial em sua tarefa de contribuir para a profissionalização da profissão professor.
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