Química e literatura na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274 |
Resumo: | O texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores de química em suas múltiplas dimensões, e o papel das representações sobre a química e a atividade do químico nesta formação. Aborda os processos de difusão dos saberes e das representações sobre a química, tomando como referência a produção literária, especialmente os textos que fazem da química seu tema de fabulação e, do químico, suas personagens. Finalmente, são apresentadas, como exemplos, duas importantes obras literárias do século XIX, mostrando como alguns estereótipos do químico são constituídos e se estabelecem como modelos para representá-lo, especialmente quando se toma a química como uma “ciência de loucos”. |
id |
UNESP-7_adaca93268be98b2c6eda7f01908020f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6274 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Química e literatura na formação de professoresQuímica e literatura. Formação de professores. Representações.O texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores de química em suas múltiplas dimensões, e o papel das representações sobre a química e a atividade do químico nesta formação. Aborda os processos de difusão dos saberes e das representações sobre a química, tomando como referência a produção literária, especialmente os textos que fazem da química seu tema de fabulação e, do químico, suas personagens. Finalmente, são apresentadas, como exemplos, duas importantes obras literárias do século XIX, mostrando como alguns estereótipos do químico são constituídos e se estabelecem como modelos para representá-lo, especialmente quando se toma a química como uma “ciência de loucos”.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 114-127Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 114-127Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 114-1271981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274/4593Pinto Neto, Pedro da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T11:23:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6274Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-08-08T11:23:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Química e literatura na formação de professores |
title |
Química e literatura na formação de professores |
spellingShingle |
Química e literatura na formação de professores Pinto Neto, Pedro da Cunha Química e literatura. Formação de professores. Representações. |
title_short |
Química e literatura na formação de professores |
title_full |
Química e literatura na formação de professores |
title_fullStr |
Química e literatura na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Química e literatura na formação de professores |
title_sort |
Química e literatura na formação de professores |
author |
Pinto Neto, Pedro da Cunha |
author_facet |
Pinto Neto, Pedro da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Neto, Pedro da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química e literatura. Formação de professores. Representações. |
topic |
Química e literatura. Formação de professores. Representações. |
description |
O texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores de química em suas múltiplas dimensões, e o papel das representações sobre a química e a atividade do químico nesta formação. Aborda os processos de difusão dos saberes e das representações sobre a química, tomando como referência a produção literária, especialmente os textos que fazem da química seu tema de fabulação e, do químico, suas personagens. Finalmente, são apresentadas, como exemplos, duas importantes obras literárias do século XIX, mostrando como alguns estereótipos do químico são constituídos e se estabelecem como modelos para representá-lo, especialmente quando se toma a química como uma “ciência de loucos”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274/4593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 114-127 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 114-127 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 114-127 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811511549952 |