Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaloto, Alexandre Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, e por isso se constitui em um espaço de características distintas do ensino regular. Tais características são devidas ao público a que ela se destina: indivíduos que retornam à escola ou repetentes de séries anteriores que buscam a conclusão do ensino básico em uma corrida contra uma exclusão não tolerável na nossa competitiva sociedade. Este trabalho teve como objetivo a busca pela compreensão das expectativas dos alunos de EJA sobre o ensino nessa modalidade a partir da experiência docente desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. O texto tratará do histórico da EJA e da diversidade desse público, fatores que trazem reflexões sobre as especificidades dessa modalidade de ensino. Tais reflexões fazem serem necessárias transformações no currículo de biologia que trazem diferenças em relação ao ensino regular. Essas transformações podem ser observadas a partir da escolha e da produção de materiais didáticos. Assim, serão trazidas as atividades realizadas por mim em sala, fruto das reflexões surgidas a partir do estudo dessa diversidade, atividades essas que buscavam a construção de uma pedagogia libertadora, de modo a ser de fato socialmente transformadora.
id UNESP-7_c58a92b9d351e5197ea6bccb3893cf8f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4293
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiroeducação de jovens e adultospráticas curricularesensino de biologiaEJAA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, e por isso se constitui em um espaço de características distintas do ensino regular. Tais características são devidas ao público a que ela se destina: indivíduos que retornam à escola ou repetentes de séries anteriores que buscam a conclusão do ensino básico em uma corrida contra uma exclusão não tolerável na nossa competitiva sociedade. Este trabalho teve como objetivo a busca pela compreensão das expectativas dos alunos de EJA sobre o ensino nessa modalidade a partir da experiência docente desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. O texto tratará do histórico da EJA e da diversidade desse público, fatores que trazem reflexões sobre as especificidades dessa modalidade de ensino. Tais reflexões fazem serem necessárias transformações no currículo de biologia que trazem diferenças em relação ao ensino regular. Essas transformações podem ser observadas a partir da escolha e da produção de materiais didáticos. Assim, serão trazidas as atividades realizadas por mim em sala, fruto das reflexões surgidas a partir do estudo dessa diversidade, atividades essas que buscavam a construção de uma pedagogia libertadora, de modo a ser de fato socialmente transformadora.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 05-27Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 05-27Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 05-271981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293/3957Jaloto, Alexandre Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4293Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
title Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
spellingShingle Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
Jaloto, Alexandre Marques
educação de jovens e adultos
práticas curriculares
ensino de biologia
EJA
title_short Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
title_full Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
title_fullStr Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
title_sort Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
author Jaloto, Alexandre Marques
author_facet Jaloto, Alexandre Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaloto, Alexandre Marques
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
práticas curriculares
ensino de biologia
EJA
topic educação de jovens e adultos
práticas curriculares
ensino de biologia
EJA
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, e por isso se constitui em um espaço de características distintas do ensino regular. Tais características são devidas ao público a que ela se destina: indivíduos que retornam à escola ou repetentes de séries anteriores que buscam a conclusão do ensino básico em uma corrida contra uma exclusão não tolerável na nossa competitiva sociedade. Este trabalho teve como objetivo a busca pela compreensão das expectativas dos alunos de EJA sobre o ensino nessa modalidade a partir da experiência docente desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. O texto tratará do histórico da EJA e da diversidade desse público, fatores que trazem reflexões sobre as especificidades dessa modalidade de ensino. Tais reflexões fazem serem necessárias transformações no currículo de biologia que trazem diferenças em relação ao ensino regular. Essas transformações podem ser observadas a partir da escolha e da produção de materiais didáticos. Assim, serão trazidas as atividades realizadas por mim em sala, fruto das reflexões surgidas a partir do estudo dessa diversidade, atividades essas que buscavam a construção de uma pedagogia libertadora, de modo a ser de fato socialmente transformadora.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293/3957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 05-27
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 05-27
Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 05-27
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811406692352