Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, e por isso se constitui em um espaço de características distintas do ensino regular. Tais características são devidas ao público a que ela se destina: indivíduos que retornam à escola ou repetentes de séries anteriores que buscam a conclusão do ensino básico em uma corrida contra uma exclusão não tolerável na nossa competitiva sociedade. Este trabalho teve como objetivo a busca pela compreensão das expectativas dos alunos de EJA sobre o ensino nessa modalidade a partir da experiência docente desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. O texto tratará do histórico da EJA e da diversidade desse público, fatores que trazem reflexões sobre as especificidades dessa modalidade de ensino. Tais reflexões fazem serem necessárias transformações no currículo de biologia que trazem diferenças em relação ao ensino regular. Essas transformações podem ser observadas a partir da escolha e da produção de materiais didáticos. Assim, serão trazidas as atividades realizadas por mim em sala, fruto das reflexões surgidas a partir do estudo dessa diversidade, atividades essas que buscavam a construção de uma pedagogia libertadora, de modo a ser de fato socialmente transformadora. |
id |
UNESP-7_c58a92b9d351e5197ea6bccb3893cf8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4293 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiroeducação de jovens e adultospráticas curricularesensino de biologiaEJAA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, e por isso se constitui em um espaço de características distintas do ensino regular. Tais características são devidas ao público a que ela se destina: indivíduos que retornam à escola ou repetentes de séries anteriores que buscam a conclusão do ensino básico em uma corrida contra uma exclusão não tolerável na nossa competitiva sociedade. Este trabalho teve como objetivo a busca pela compreensão das expectativas dos alunos de EJA sobre o ensino nessa modalidade a partir da experiência docente desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. O texto tratará do histórico da EJA e da diversidade desse público, fatores que trazem reflexões sobre as especificidades dessa modalidade de ensino. Tais reflexões fazem serem necessárias transformações no currículo de biologia que trazem diferenças em relação ao ensino regular. Essas transformações podem ser observadas a partir da escolha e da produção de materiais didáticos. Assim, serão trazidas as atividades realizadas por mim em sala, fruto das reflexões surgidas a partir do estudo dessa diversidade, atividades essas que buscavam a construção de uma pedagogia libertadora, de modo a ser de fato socialmente transformadora.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 05-27Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 05-27Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 05-271981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293/3957Jaloto, Alexandre Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4293Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
title |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro Jaloto, Alexandre Marques educação de jovens e adultos práticas curriculares ensino de biologia EJA |
title_short |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
title_full |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
title_sort |
Expectativas de Jovens e Adultos do Ensino Médio Sobre a Escola e sua Relação com a Disciplina de Biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro |
author |
Jaloto, Alexandre Marques |
author_facet |
Jaloto, Alexandre Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaloto, Alexandre Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos práticas curriculares ensino de biologia EJA |
topic |
educação de jovens e adultos práticas curriculares ensino de biologia EJA |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, e por isso se constitui em um espaço de características distintas do ensino regular. Tais características são devidas ao público a que ela se destina: indivíduos que retornam à escola ou repetentes de séries anteriores que buscam a conclusão do ensino básico em uma corrida contra uma exclusão não tolerável na nossa competitiva sociedade. Este trabalho teve como objetivo a busca pela compreensão das expectativas dos alunos de EJA sobre o ensino nessa modalidade a partir da experiência docente desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. O texto tratará do histórico da EJA e da diversidade desse público, fatores que trazem reflexões sobre as especificidades dessa modalidade de ensino. Tais reflexões fazem serem necessárias transformações no currículo de biologia que trazem diferenças em relação ao ensino regular. Essas transformações podem ser observadas a partir da escolha e da produção de materiais didáticos. Assim, serão trazidas as atividades realizadas por mim em sala, fruto das reflexões surgidas a partir do estudo dessa diversidade, atividades essas que buscavam a construção de uma pedagogia libertadora, de modo a ser de fato socialmente transformadora. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4293/3957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 05-27 Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 05-27 Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 05-27 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811406692352 |