Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perinelli Neto, Humberto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paziani, Rodrigo Ribeiro, Mello, Rafael Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
Resumo: Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.
id UNESP-7_ca8a80c74e9d0bba383f1b83c94c27e6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4505
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do localPrática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história.Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 56 - 79Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 56 - 79Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 56 - 791981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505/4342Perinelli Neto, HumbertoPaziani, Rodrigo RibeiroMello, Rafael Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-15T19:17:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4505Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-05-15T19:17:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
spellingShingle Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
Perinelli Neto, Humberto
Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história.
title_short Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_full Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_fullStr Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_full_unstemmed Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
title_sort Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
author Perinelli Neto, Humberto
author_facet Perinelli Neto, Humberto
Paziani, Rodrigo Ribeiro
Mello, Rafael Cardoso de
author_role author
author2 Paziani, Rodrigo Ribeiro
Mello, Rafael Cardoso de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perinelli Neto, Humberto
Paziani, Rodrigo Ribeiro
Mello, Rafael Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história.
topic Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história.
description Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505/4342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 56 - 79
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 56 - 79
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 56 - 79
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811418226688