Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida. |
id |
UNESP-7_e886bc8f8b5a44f8fae1fa7403d9fc7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/3897 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docenteEstresseProfessores universitáriosEstresse ocupacionalQualidade de vida.Professores de Educação SuperiorO objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 71-91Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 71-91Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 71-911981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897/4070Pereira, Helena de Ornellas SivieriAmaral, Marcela Cunha doScorsolini-Comin, Fabioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/3897Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
title |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
spellingShingle |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente Pereira, Helena de Ornellas Sivieri Estresse Professores universitários Estresse ocupacional Qualidade de vida. Professores de Educação Superior |
title_short |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
title_full |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
title_fullStr |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
title_full_unstemmed |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
title_sort |
Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente |
author |
Pereira, Helena de Ornellas Sivieri |
author_facet |
Pereira, Helena de Ornellas Sivieri Amaral, Marcela Cunha do Scorsolini-Comin, Fabio |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Marcela Cunha do Scorsolini-Comin, Fabio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Helena de Ornellas Sivieri Amaral, Marcela Cunha do Scorsolini-Comin, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse Professores universitários Estresse ocupacional Qualidade de vida. Professores de Educação Superior |
topic |
Estresse Professores universitários Estresse ocupacional Qualidade de vida. Professores de Educação Superior |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897/4070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 71-91 Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 71-91 Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 71-91 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811077439488 |