Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral, Marcela Cunha do, Scorsolini-Comin, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida.
id UNESP-7_e886bc8f8b5a44f8fae1fa7403d9fc7d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/3897
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docenteEstresseProfessores universitáriosEstresse ocupacionalQualidade de vida.Professores de Educação SuperiorO objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 71-91Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 71-91Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 71-911981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897/4070Pereira, Helena de Ornellas SivieriAmaral, Marcela Cunha doScorsolini-Comin, Fabioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/3897Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
title Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
spellingShingle Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
Estresse
Professores universitários
Estresse ocupacional
Qualidade de vida.
Professores de Educação Superior
title_short Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
title_full Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
title_fullStr Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
title_full_unstemmed Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
title_sort Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: considerações sobre a qualidade de vida no fazer docente
author Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
author_facet Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
Amaral, Marcela Cunha do
Scorsolini-Comin, Fabio
author_role author
author2 Amaral, Marcela Cunha do
Scorsolini-Comin, Fabio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
Amaral, Marcela Cunha do
Scorsolini-Comin, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Professores universitários
Estresse ocupacional
Qualidade de vida.
Professores de Educação Superior
topic Estresse
Professores universitários
Estresse ocupacional
Qualidade de vida.
Professores de Educação Superior
description O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3897/4070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 71-91
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 71-91
Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 71-91
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811077439488