Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Mariana Nunes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Polmonari,Natalia Donato, Castro,Davi Fernandes de, Oliveira,Édina Siméia Campos de Siqueira de, Lourenço,Rafaela Gessner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100503
Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar a experiência da criação do jogo de tabuleiro InterRaps, sobre a Rede de Atenção Psicossocial, como estratégia de ensino interprofissional para estudantes de graduação da área da Saúde. A estratégia foi desenvolvida no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde realizado em uma universidade pública de Curitiba, PR, Brasil. O desenvolvimento compreendeu três etapas: definição da proposta; definição do desenho e da dinâmica; e criação do protótipo. No jogo de caráter educativo, os alunos resolvem estudos de caso e exercitam conhecimentos sobre os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Tal jogo relaciona teoria e prática, com questões baseadas na legislação vigente e casos que simulam a realidade, abordando os desafios encontrados pelos profissionais. O jogo InterRaps possui potencial para promover o ensino interprofissional e aprendizado colaborativo e despertar a reflexão acerca da temática.
id UNESP-8_1455e46a7778bf2477a52fb25f585bef
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100503
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde MentalEducação interprofissionalEducação superiorSaúde MentalServiços de Saúde MentalJogos experimentaisEste artigo tem por objetivo relatar a experiência da criação do jogo de tabuleiro InterRaps, sobre a Rede de Atenção Psicossocial, como estratégia de ensino interprofissional para estudantes de graduação da área da Saúde. A estratégia foi desenvolvida no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde realizado em uma universidade pública de Curitiba, PR, Brasil. O desenvolvimento compreendeu três etapas: definição da proposta; definição do desenho e da dinâmica; e criação do protótipo. No jogo de caráter educativo, os alunos resolvem estudos de caso e exercitam conhecimentos sobre os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Tal jogo relaciona teoria e prática, com questões baseadas na legislação vigente e casos que simulam a realidade, abordando os desafios encontrados pelos profissionais. O jogo InterRaps possui potencial para promover o ensino interprofissional e aprendizado colaborativo e despertar a reflexão acerca da temática.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100503Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200408info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mariana Nunes daPolmonari,Natalia DonatoCastro,Davi Fernandes deOliveira,Édina Siméia Campos de Siqueira deLourenço,Rafaela Gessnerpor2021-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100503Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-04-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
title Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
spellingShingle Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
Silva,Mariana Nunes da
Educação interprofissional
Educação superior
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Jogos experimentais
title_short Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
title_full Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
title_fullStr Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
title_full_unstemmed Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
title_sort Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
author Silva,Mariana Nunes da
author_facet Silva,Mariana Nunes da
Polmonari,Natalia Donato
Castro,Davi Fernandes de
Oliveira,Édina Siméia Campos de Siqueira de
Lourenço,Rafaela Gessner
author_role author
author2 Polmonari,Natalia Donato
Castro,Davi Fernandes de
Oliveira,Édina Siméia Campos de Siqueira de
Lourenço,Rafaela Gessner
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Mariana Nunes da
Polmonari,Natalia Donato
Castro,Davi Fernandes de
Oliveira,Édina Siméia Campos de Siqueira de
Lourenço,Rafaela Gessner
dc.subject.por.fl_str_mv Educação interprofissional
Educação superior
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Jogos experimentais
topic Educação interprofissional
Educação superior
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Jogos experimentais
description Este artigo tem por objetivo relatar a experiência da criação do jogo de tabuleiro InterRaps, sobre a Rede de Atenção Psicossocial, como estratégia de ensino interprofissional para estudantes de graduação da área da Saúde. A estratégia foi desenvolvida no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde realizado em uma universidade pública de Curitiba, PR, Brasil. O desenvolvimento compreendeu três etapas: definição da proposta; definição do desenho e da dinâmica; e criação do protótipo. No jogo de caráter educativo, os alunos resolvem estudos de caso e exercitam conhecimentos sobre os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Tal jogo relaciona teoria e prática, com questões baseadas na legislação vigente e casos que simulam a realidade, abordando os desafios encontrados pelos profissionais. O jogo InterRaps possui potencial para promover o ensino interprofissional e aprendizado colaborativo e despertar a reflexão acerca da temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100503
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524985049088