O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Mariana Dorsa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos,Gastão Wagner de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500931
Resumo: Este artigo analisa o apoio Paideia como referencial pedagógico num processo de formação em saúde, cujo desenho combinou ofertas teóricas, discussão de casos e intervenções. Avaliamos os efeitos desse processo formativo nas práticas dos participantes, no que se refere à abordagem da subjetividade. O material empírico foi construído a partir de: grupos focais; análise de um caso clínico; e discussão com a equipe responsável pelo caso. Observaram-se mudanças nas práticas clínicas, de gestão, e na “gestão de si”. Os profissionais desenvolveram competências técnicas, éticas e relacionais para atuarem nas múltiplas dimensões dos sujeitos. Conclui-se que a ênfase na troca de experiências e na articulação entre reflexão e intervenção contribui para que a formação produza mudanças nos sujeitos, nas práticas e nos serviços de saúde.
id UNESP-8_1e2717c8cacf8e0e9403d5af96ab5d22
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000500931
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúdeMétodo PaideiaApoio institucionalFormaçãoClínica ampliadaSubjetividadeEste artigo analisa o apoio Paideia como referencial pedagógico num processo de formação em saúde, cujo desenho combinou ofertas teóricas, discussão de casos e intervenções. Avaliamos os efeitos desse processo formativo nas práticas dos participantes, no que se refere à abordagem da subjetividade. O material empírico foi construído a partir de: grupos focais; análise de um caso clínico; e discussão com a equipe responsável pelo caso. Observaram-se mudanças nas práticas clínicas, de gestão, e na “gestão de si”. Os profissionais desenvolveram competências técnicas, éticas e relacionais para atuarem nas múltiplas dimensões dos sujeitos. Conclui-se que a ênfase na troca de experiências e na articulação entre reflexão e intervenção contribui para que a formação produza mudanças nos sujeitos, nas práticas e nos serviços de saúde.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500931Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.1 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0323info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,Mariana DorsaCampos,Gastão Wagner de Sousapor2015-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000500931Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-03-09T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
title O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
spellingShingle O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
Figueiredo,Mariana Dorsa
Método Paideia
Apoio institucional
Formação
Clínica ampliada
Subjetividade
title_short O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
title_full O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
title_fullStr O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
title_full_unstemmed O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
title_sort O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde
author Figueiredo,Mariana Dorsa
author_facet Figueiredo,Mariana Dorsa
Campos,Gastão Wagner de Sousa
author_role author
author2 Campos,Gastão Wagner de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Mariana Dorsa
Campos,Gastão Wagner de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Método Paideia
Apoio institucional
Formação
Clínica ampliada
Subjetividade
topic Método Paideia
Apoio institucional
Formação
Clínica ampliada
Subjetividade
description Este artigo analisa o apoio Paideia como referencial pedagógico num processo de formação em saúde, cujo desenho combinou ofertas teóricas, discussão de casos e intervenções. Avaliamos os efeitos desse processo formativo nas práticas dos participantes, no que se refere à abordagem da subjetividade. O material empírico foi construído a partir de: grupos focais; análise de um caso clínico; e discussão com a equipe responsável pelo caso. Observaram-se mudanças nas práticas clínicas, de gestão, e na “gestão de si”. Os profissionais desenvolveram competências técnicas, éticas e relacionais para atuarem nas múltiplas dimensões dos sujeitos. Conclui-se que a ênfase na troca de experiências e na articulação entre reflexão e intervenção contribui para que a formação produza mudanças nos sujeitos, nas práticas e nos serviços de saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500931
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622013.0323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.1 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520667013120