Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha,Olinda Maria de Fátima Lechmann
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira,Ana Lúcia Bender, Medeiros,Cássia Regina Gotler, Dhein,Gisele, Koetz,Lydia Christmann Espindola, Schwertner,Suzana Feldens, Ceccim,Ricardo Burg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000501053
Resumo: O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.
id UNESP-8_2b10b621edbd65219aba8a7a2f34ff2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000501053
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviçoClínica-escolaAtenção integral à saúdeIntegração ensino-serviçoFormação profissional em saúdeApoio institucionalO texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000501053Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.1 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0446info:eu-repo/semantics/openAccessSaldanha,Olinda Maria de Fátima LechmannPereira,Ana Lúcia BenderMedeiros,Cássia Regina GotlerDhein,GiseleKoetz,Lydia Christmann EspindolaSchwertner,Suzana FeldensCeccim,Ricardo Burgpor2015-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000501053Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-03-09T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
spellingShingle Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
Saldanha,Olinda Maria de Fátima Lechmann
Clínica-escola
Atenção integral à saúde
Integração ensino-serviço
Formação profissional em saúde
Apoio institucional
title_short Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_full Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_fullStr Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_full_unstemmed Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
title_sort Clínica-escola: apoio institucional inovador às práticas de gestão e atenção na saúde como parte da integração ensino-serviço
author Saldanha,Olinda Maria de Fátima Lechmann
author_facet Saldanha,Olinda Maria de Fátima Lechmann
Pereira,Ana Lúcia Bender
Medeiros,Cássia Regina Gotler
Dhein,Gisele
Koetz,Lydia Christmann Espindola
Schwertner,Suzana Feldens
Ceccim,Ricardo Burg
author_role author
author2 Pereira,Ana Lúcia Bender
Medeiros,Cássia Regina Gotler
Dhein,Gisele
Koetz,Lydia Christmann Espindola
Schwertner,Suzana Feldens
Ceccim,Ricardo Burg
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha,Olinda Maria de Fátima Lechmann
Pereira,Ana Lúcia Bender
Medeiros,Cássia Regina Gotler
Dhein,Gisele
Koetz,Lydia Christmann Espindola
Schwertner,Suzana Feldens
Ceccim,Ricardo Burg
dc.subject.por.fl_str_mv Clínica-escola
Atenção integral à saúde
Integração ensino-serviço
Formação profissional em saúde
Apoio institucional
topic Clínica-escola
Atenção integral à saúde
Integração ensino-serviço
Formação profissional em saúde
Apoio institucional
description O texto apresenta a implementação de um serviço-escola que tem como proposta a formação de profissionais da saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) envolve cursos da área da saúde de um Centro Universitário situado na região do Vale do Taquari/RS, Brasil, articulando as redes de cuidado de quatro municípios. Neste trabalho relata-se o apoio institucional nas ações das equipes da rede de cuidados. A inserção no contexto locorregional tem se mostrado um potencial formativo para estudantes e docentes, ressaltando o compromisso e a corresponsabilização no cuidado. A “narrativa de formação” foi o recurso metodológico utilizado, problematizando as ações da CURES no apoio institucional às equipes. A indissociabilidade entre técnica e política / teoria e prática tem permeado as atividades e reflexões, resultando em modificações no processo ensino-aprendizagem em saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000501053
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000501053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622013.0446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.1 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521013043200