Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006 |
Resumo: | O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais. |
id |
UNESP-8_2c051a95bc73ca4f3eee7b67378d3209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832010000100006 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reaisSistema Único de SaúdeEnsinoAcademias e InstitutosRecursos humanos em saúdePesquisa sobre serviços de saúdeO processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.UNESP2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.32 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMoimaz,Suzely Adas SalibaSaliba,Nemre AdasZina,Lívia GuimarãesSaliba,OrlandoGarbin,Cléa Adas Salibapor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000100006Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
spellingShingle |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais Moimaz,Suzely Adas Saliba Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde |
title_short |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_full |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_fullStr |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
title_sort |
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais |
author |
Moimaz,Suzely Adas Saliba |
author_facet |
Moimaz,Suzely Adas Saliba Saliba,Nemre Adas Zina,Lívia Guimarães Saliba,Orlando Garbin,Cléa Adas Saliba |
author_role |
author |
author2 |
Saliba,Nemre Adas Zina,Lívia Guimarães Saliba,Orlando Garbin,Cléa Adas Saliba |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moimaz,Suzely Adas Saliba Saliba,Nemre Adas Zina,Lívia Guimarães Saliba,Orlando Garbin,Cléa Adas Saliba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde |
topic |
Sistema Único de Saúde Ensino Academias e Institutos Recursos humanos em saúde Pesquisa sobre serviços de saúde |
description |
O processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832010000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.32 2010 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518460809216 |