Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011 |
Resumo: | Analisa-se, por meio de pesquisa descritiva, o modo como a Educação em Saúde tem sido abordada no currículo de graduação em Pedagogia de uma universidade estadual paulista. A investigação foi dividida em duas etapas: a primeira analisa o currículo do curso e a segunda, a compreensão dos estudantes de Pedagogia sobre o tema, por intermédio de respostas a um questionário. Em relação ao currículo, observou-se que duas, das 73 disciplinas analisadas trabalham, de modo explícito, a Educação em Saúde na escola. As respostas dos alunos revelaram que 65% dos respondentes não percebem esta abordagem no currículo, porém 85% consideram a atuação do pedagogo indispensável para o desenvolvimento do tema no ambiente escolar. Concluiu-se ser fundamental que o currículo do pedagogo contemple, criticamente, a temática da Educação em Saúde, dada sua relevância para a vida e a cidadania dos escolares de nível médio. |
id |
UNESP-8_31ad3bcaa7a66364e956818b9bc3db6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832006000100011 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogiaeducação em saúdeuniversidadesensino superiorcurrículoAnalisa-se, por meio de pesquisa descritiva, o modo como a Educação em Saúde tem sido abordada no currículo de graduação em Pedagogia de uma universidade estadual paulista. A investigação foi dividida em duas etapas: a primeira analisa o currículo do curso e a segunda, a compreensão dos estudantes de Pedagogia sobre o tema, por intermédio de respostas a um questionário. Em relação ao currículo, observou-se que duas, das 73 disciplinas analisadas trabalham, de modo explícito, a Educação em Saúde na escola. As respostas dos alunos revelaram que 65% dos respondentes não percebem esta abordagem no currículo, porém 85% consideram a atuação do pedagogo indispensável para o desenvolvimento do tema no ambiente escolar. Concluiu-se ser fundamental que o currículo do pedagogo contemple, criticamente, a temática da Educação em Saúde, dada sua relevância para a vida e a cidadania dos escolares de nível médio.UNESP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.19 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessLeonello,Valéria MarliL'Abbate,Solangepor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000100011Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
title |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
spellingShingle |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia Leonello,Valéria Marli educação em saúde universidades ensino superior currículo |
title_short |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
title_full |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
title_fullStr |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
title_sort |
Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia |
author |
Leonello,Valéria Marli |
author_facet |
Leonello,Valéria Marli L'Abbate,Solange |
author_role |
author |
author2 |
L'Abbate,Solange |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonello,Valéria Marli L'Abbate,Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em saúde universidades ensino superior currículo |
topic |
educação em saúde universidades ensino superior currículo |
description |
Analisa-se, por meio de pesquisa descritiva, o modo como a Educação em Saúde tem sido abordada no currículo de graduação em Pedagogia de uma universidade estadual paulista. A investigação foi dividida em duas etapas: a primeira analisa o currículo do curso e a segunda, a compreensão dos estudantes de Pedagogia sobre o tema, por intermédio de respostas a um questionário. Em relação ao currículo, observou-se que duas, das 73 disciplinas analisadas trabalham, de modo explícito, a Educação em Saúde na escola. As respostas dos alunos revelaram que 65% dos respondentes não percebem esta abordagem no currículo, porém 85% consideram a atuação do pedagogo indispensável para o desenvolvimento do tema no ambiente escolar. Concluiu-se ser fundamental que o currículo do pedagogo contemple, criticamente, a temática da Educação em Saúde, dada sua relevância para a vida e a cidadania dos escolares de nível médio. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832006000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.19 2006 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517380775936 |