Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonello,Valéria Marli
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: L'Abbate,Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011
Resumo: Analisa-se, por meio de pesquisa descritiva, o modo como a Educação em Saúde tem sido abordada no currículo de graduação em Pedagogia de uma universidade estadual paulista. A investigação foi dividida em duas etapas: a primeira analisa o currículo do curso e a segunda, a compreensão dos estudantes de Pedagogia sobre o tema, por intermédio de respostas a um questionário. Em relação ao currículo, observou-se que duas, das 73 disciplinas analisadas trabalham, de modo explícito, a Educação em Saúde na escola. As respostas dos alunos revelaram que 65% dos respondentes não percebem esta abordagem no currículo, porém 85% consideram a atuação do pedagogo indispensável para o desenvolvimento do tema no ambiente escolar. Concluiu-se ser fundamental que o currículo do pedagogo contemple, criticamente, a temática da Educação em Saúde, dada sua relevância para a vida e a cidadania dos escolares de nível médio.
id UNESP-8_31ad3bcaa7a66364e956818b9bc3db6e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832006000100011
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogiaeducação em saúdeuniversidadesensino superiorcurrículoAnalisa-se, por meio de pesquisa descritiva, o modo como a Educação em Saúde tem sido abordada no currículo de graduação em Pedagogia de uma universidade estadual paulista. A investigação foi dividida em duas etapas: a primeira analisa o currículo do curso e a segunda, a compreensão dos estudantes de Pedagogia sobre o tema, por intermédio de respostas a um questionário. Em relação ao currículo, observou-se que duas, das 73 disciplinas analisadas trabalham, de modo explícito, a Educação em Saúde na escola. As respostas dos alunos revelaram que 65% dos respondentes não percebem esta abordagem no currículo, porém 85% consideram a atuação do pedagogo indispensável para o desenvolvimento do tema no ambiente escolar. Concluiu-se ser fundamental que o currículo do pedagogo contemple, criticamente, a temática da Educação em Saúde, dada sua relevância para a vida e a cidadania dos escolares de nível médio.UNESP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.19 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessLeonello,Valéria MarliL'Abbate,Solangepor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000100011Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
title Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
spellingShingle Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
Leonello,Valéria Marli
educação em saúde
universidades
ensino superior
currículo
title_short Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
title_full Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
title_fullStr Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
title_full_unstemmed Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
title_sort Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia
author Leonello,Valéria Marli
author_facet Leonello,Valéria Marli
L'Abbate,Solange
author_role author
author2 L'Abbate,Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonello,Valéria Marli
L'Abbate,Solange
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
universidades
ensino superior
currículo
topic educação em saúde
universidades
ensino superior
currículo
description Analisa-se, por meio de pesquisa descritiva, o modo como a Educação em Saúde tem sido abordada no currículo de graduação em Pedagogia de uma universidade estadual paulista. A investigação foi dividida em duas etapas: a primeira analisa o currículo do curso e a segunda, a compreensão dos estudantes de Pedagogia sobre o tema, por intermédio de respostas a um questionário. Em relação ao currículo, observou-se que duas, das 73 disciplinas analisadas trabalham, de modo explícito, a Educação em Saúde na escola. As respostas dos alunos revelaram que 65% dos respondentes não percebem esta abordagem no currículo, porém 85% consideram a atuação do pedagogo indispensável para o desenvolvimento do tema no ambiente escolar. Concluiu-se ser fundamental que o currículo do pedagogo contemple, criticamente, a temática da Educação em Saúde, dada sua relevância para a vida e a cidadania dos escolares de nível médio.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832006000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.19 2006
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517380775936