A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Anaísa Caparroz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida,Débora Vieira de, Popim,Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401207
Resumo: Trata-se de estudo qualitativo com objetivo de descrever como os alunos do quarto e sexto ano de graduação em medicina humana lidam com situações que envolvem a morte. Foi utilizado o referencial teórico-metodológico da fenomenologia. Tanto os alunos do quarto quanto os do sexto consideraram a morte um tabu por ser tema pouco discutido na formação médica. Para os alunos do quarto ano, os sentimentos e sensações desagradáveis que acompanham a morte no contexto do cuidar são amenizados pela presença do professor e a expectativa de aprendizagem. Já os alunos do sexto ano revelaram que vivenciar contexto de terminalidade e morte permitiu aprendizado, incorporação do tema no cotidiano médico, mesmo com as inseguranças e dificuldades apresentadas. Portanto, além do conhecimento técnico-científico, habilidades nas relações interpessoais e a afetividade do profissional médico são importantes no enfrentamento do desgaste da prática clínica.
id UNESP-8_3b60c8f2a85f5577306d1beb2b6872d5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000401207
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicinaMorteEstudantes de MedicinaEducação MédicaPesquisa qualitativaTrata-se de estudo qualitativo com objetivo de descrever como os alunos do quarto e sexto ano de graduação em medicina humana lidam com situações que envolvem a morte. Foi utilizado o referencial teórico-metodológico da fenomenologia. Tanto os alunos do quarto quanto os do sexto consideraram a morte um tabu por ser tema pouco discutido na formação médica. Para os alunos do quarto ano, os sentimentos e sensações desagradáveis que acompanham a morte no contexto do cuidar são amenizados pela presença do professor e a expectativa de aprendizagem. Já os alunos do sexto ano revelaram que vivenciar contexto de terminalidade e morte permitiu aprendizado, incorporação do tema no cotidiano médico, mesmo com as inseguranças e dificuldades apresentadas. Portanto, além do conhecimento técnico-científico, habilidades nas relações interpessoais e a afetividade do profissional médico são importantes no enfrentamento do desgaste da prática clínica.UNESP2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401207Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.55 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1093info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Anaísa CaparrozAlmeida,Débora Vieira dePopim,Regina Céliapor2015-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000401207Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
title A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
spellingShingle A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
Duarte,Anaísa Caparroz
Morte
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Pesquisa qualitativa
title_short A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
title_full A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
title_fullStr A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
title_full_unstemmed A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
title_sort A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina
author Duarte,Anaísa Caparroz
author_facet Duarte,Anaísa Caparroz
Almeida,Débora Vieira de
Popim,Regina Célia
author_role author
author2 Almeida,Débora Vieira de
Popim,Regina Célia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Anaísa Caparroz
Almeida,Débora Vieira de
Popim,Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Pesquisa qualitativa
topic Morte
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Pesquisa qualitativa
description Trata-se de estudo qualitativo com objetivo de descrever como os alunos do quarto e sexto ano de graduação em medicina humana lidam com situações que envolvem a morte. Foi utilizado o referencial teórico-metodológico da fenomenologia. Tanto os alunos do quarto quanto os do sexto consideraram a morte um tabu por ser tema pouco discutido na formação médica. Para os alunos do quarto ano, os sentimentos e sensações desagradáveis que acompanham a morte no contexto do cuidar são amenizados pela presença do professor e a expectativa de aprendizagem. Já os alunos do sexto ano revelaram que vivenciar contexto de terminalidade e morte permitiu aprendizado, incorporação do tema no cotidiano médico, mesmo com as inseguranças e dificuldades apresentadas. Portanto, além do conhecimento técnico-científico, habilidades nas relações interpessoais e a afetividade do profissional médico são importantes no enfrentamento do desgaste da prática clínica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.1093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.55 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521121046528