Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nespolo,Gabriela Fabian
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Duarte,Êrica Rosalba Mallmann, Rocha,Cristianne Maria Famer, Ferla,Alcindo Antônio, Ferreira,Gímerson Erick, Oliveira,Gustavo Costa de, Lima,Beatriz Santana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em analisar contribuições dos Pontos de Cultura para a Educação Popular em Saúde, a partir da visão dos seus coordenadores. Procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, entrevistando oito coordenadores desses pontos. Os dados sugerem que os Pontos de Cultura se constituem espaços de valorização do diálogo, onde é possível potencializar momentos de fala e escuta, bem como de respeito pelos saberes, experiências e emoções. Aludem que, a partir de tal iniciativa, é possível potencializar o envolvimento popular em ações voltadas à promoção da saúde fortalecendo, assim, a participação coletiva e os laços de solidariedade na comunidade. Revelam, ainda, que eles funcionam como espaço de criação cultural e protagonismo social, os quais possibilitam o estreitamento dos laços entre cultura e saúde e valorizam as características subjetivas dos sujeitos.
id UNESP-8_3bf2da1981773848352cc2d20169a4f4
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000601187
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadoresPonto de CulturaEducação Popular em SaúdePromoção da saúdeEducação em saúdeO objetivo deste artigo consiste em analisar contribuições dos Pontos de Cultura para a Educação Popular em Saúde, a partir da visão dos seus coordenadores. Procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, entrevistando oito coordenadores desses pontos. Os dados sugerem que os Pontos de Cultura se constituem espaços de valorização do diálogo, onde é possível potencializar momentos de fala e escuta, bem como de respeito pelos saberes, experiências e emoções. Aludem que, a partir de tal iniciativa, é possível potencializar o envolvimento popular em ações voltadas à promoção da saúde fortalecendo, assim, a participação coletiva e os laços de solidariedade na comunidade. Revelam, ainda, que eles funcionam como espaço de criação cultural e protagonismo social, os quais possibilitam o estreitamento dos laços entre cultura e saúde e valorizam as características subjetivas dos sujeitos.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0367info:eu-repo/semantics/openAccessNespolo,Gabriela FabianDuarte,Êrica Rosalba MallmannRocha,Cristianne Maria FamerFerla,Alcindo AntônioFerreira,Gímerson ErickOliveira,Gustavo Costa deLima,Beatriz Santana de Souzapor2021-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000601187Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-04-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
title Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
spellingShingle Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
Nespolo,Gabriela Fabian
Ponto de Cultura
Educação Popular em Saúde
Promoção da saúde
Educação em saúde
title_short Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
title_full Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
title_fullStr Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
title_full_unstemmed Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
title_sort Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
author Nespolo,Gabriela Fabian
author_facet Nespolo,Gabriela Fabian
Duarte,Êrica Rosalba Mallmann
Rocha,Cristianne Maria Famer
Ferla,Alcindo Antônio
Ferreira,Gímerson Erick
Oliveira,Gustavo Costa de
Lima,Beatriz Santana de Souza
author_role author
author2 Duarte,Êrica Rosalba Mallmann
Rocha,Cristianne Maria Famer
Ferla,Alcindo Antônio
Ferreira,Gímerson Erick
Oliveira,Gustavo Costa de
Lima,Beatriz Santana de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nespolo,Gabriela Fabian
Duarte,Êrica Rosalba Mallmann
Rocha,Cristianne Maria Famer
Ferla,Alcindo Antônio
Ferreira,Gímerson Erick
Oliveira,Gustavo Costa de
Lima,Beatriz Santana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ponto de Cultura
Educação Popular em Saúde
Promoção da saúde
Educação em saúde
topic Ponto de Cultura
Educação Popular em Saúde
Promoção da saúde
Educação em saúde
description O objetivo deste artigo consiste em analisar contribuições dos Pontos de Cultura para a Educação Popular em Saúde, a partir da visão dos seus coordenadores. Procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, entrevistando oito coordenadores desses pontos. Os dados sugerem que os Pontos de Cultura se constituem espaços de valorização do diálogo, onde é possível potencializar momentos de fala e escuta, bem como de respeito pelos saberes, experiências e emoções. Aludem que, a partir de tal iniciativa, é possível potencializar o envolvimento popular em ações voltadas à promoção da saúde fortalecendo, assim, a participação coletiva e os laços de solidariedade na comunidade. Revelam, ainda, que eles funcionam como espaço de criação cultural e protagonismo social, os quais possibilitam o estreitamento dos laços entre cultura e saúde e valorizam as características subjetivas dos sujeitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622013.0367
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520694276096