Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em analisar contribuições dos Pontos de Cultura para a Educação Popular em Saúde, a partir da visão dos seus coordenadores. Procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, entrevistando oito coordenadores desses pontos. Os dados sugerem que os Pontos de Cultura se constituem espaços de valorização do diálogo, onde é possível potencializar momentos de fala e escuta, bem como de respeito pelos saberes, experiências e emoções. Aludem que, a partir de tal iniciativa, é possível potencializar o envolvimento popular em ações voltadas à promoção da saúde fortalecendo, assim, a participação coletiva e os laços de solidariedade na comunidade. Revelam, ainda, que eles funcionam como espaço de criação cultural e protagonismo social, os quais possibilitam o estreitamento dos laços entre cultura e saúde e valorizam as características subjetivas dos sujeitos. |
id |
UNESP-8_3bf2da1981773848352cc2d20169a4f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832014000601187 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadoresPonto de CulturaEducação Popular em SaúdePromoção da saúdeEducação em saúdeO objetivo deste artigo consiste em analisar contribuições dos Pontos de Cultura para a Educação Popular em Saúde, a partir da visão dos seus coordenadores. Procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, entrevistando oito coordenadores desses pontos. Os dados sugerem que os Pontos de Cultura se constituem espaços de valorização do diálogo, onde é possível potencializar momentos de fala e escuta, bem como de respeito pelos saberes, experiências e emoções. Aludem que, a partir de tal iniciativa, é possível potencializar o envolvimento popular em ações voltadas à promoção da saúde fortalecendo, assim, a participação coletiva e os laços de solidariedade na comunidade. Revelam, ainda, que eles funcionam como espaço de criação cultural e protagonismo social, os quais possibilitam o estreitamento dos laços entre cultura e saúde e valorizam as características subjetivas dos sujeitos.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0367info:eu-repo/semantics/openAccessNespolo,Gabriela FabianDuarte,Êrica Rosalba MallmannRocha,Cristianne Maria FamerFerla,Alcindo AntônioFerreira,Gímerson ErickOliveira,Gustavo Costa deLima,Beatriz Santana de Souzapor2021-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000601187Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-04-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
title |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
spellingShingle |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores Nespolo,Gabriela Fabian Ponto de Cultura Educação Popular em Saúde Promoção da saúde Educação em saúde |
title_short |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
title_full |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
title_fullStr |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
title_full_unstemmed |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
title_sort |
Pontos de Cultura: contribuições para a Educação Popular em Saúde na perspectiva de seus coordenadores |
author |
Nespolo,Gabriela Fabian |
author_facet |
Nespolo,Gabriela Fabian Duarte,Êrica Rosalba Mallmann Rocha,Cristianne Maria Famer Ferla,Alcindo Antônio Ferreira,Gímerson Erick Oliveira,Gustavo Costa de Lima,Beatriz Santana de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Duarte,Êrica Rosalba Mallmann Rocha,Cristianne Maria Famer Ferla,Alcindo Antônio Ferreira,Gímerson Erick Oliveira,Gustavo Costa de Lima,Beatriz Santana de Souza |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nespolo,Gabriela Fabian Duarte,Êrica Rosalba Mallmann Rocha,Cristianne Maria Famer Ferla,Alcindo Antônio Ferreira,Gímerson Erick Oliveira,Gustavo Costa de Lima,Beatriz Santana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ponto de Cultura Educação Popular em Saúde Promoção da saúde Educação em saúde |
topic |
Ponto de Cultura Educação Popular em Saúde Promoção da saúde Educação em saúde |
description |
O objetivo deste artigo consiste em analisar contribuições dos Pontos de Cultura para a Educação Popular em Saúde, a partir da visão dos seus coordenadores. Procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, entrevistando oito coordenadores desses pontos. Os dados sugerem que os Pontos de Cultura se constituem espaços de valorização do diálogo, onde é possível potencializar momentos de fala e escuta, bem como de respeito pelos saberes, experiências e emoções. Aludem que, a partir de tal iniciativa, é possível potencializar o envolvimento popular em ações voltadas à promoção da saúde fortalecendo, assim, a participação coletiva e os laços de solidariedade na comunidade. Revelam, ainda, que eles funcionam como espaço de criação cultural e protagonismo social, os quais possibilitam o estreitamento dos laços entre cultura e saúde e valorizam as características subjetivas dos sujeitos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622013.0367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 suppl.2 2014 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958520694276096 |