O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho,Rute Nogueira de Morais
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014
Resumo: A Educação a Distância (EAD) se expande em diferentes níveis de ensino, sobretudo no âmbito do Ensino Superior, levando à necessidade de estudos que colaborem para a compreensão da qualidade dos processos educativos em EAD. Este trabalho explora a noção de intercognição como categoria para análise de processos de construção do conhecimento no Ensino Superior a distância, em uma perspectiva dialógica. Baseia-se em estudo empírico sobre interações de professores-tutores e cursistas em fóruns de discussão de um curso de Licenciatura a distância, para avaliar o papel do professor-tutor e identificar indicadores de intercognição presentes nas interações. Resultados apontam relação significativa entre o engajamento dialógico dos interlocutores e a qualidade dos processos de aprendizagem. Entre os indicadores apontados, está a participação ativa, frequente e pertinente dos interlocutores na discussão via fórum, fundamentada em leituras acadêmicas.
id UNESP-8_3d3e2b44cdb77f7961dd100c97c22611
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832012000200014
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussãoConstrução dialógica do conhecimentoDialogiaFórum de discussãoMediação pedagógicaEnsino Superior a distânciaA Educação a Distância (EAD) se expande em diferentes níveis de ensino, sobretudo no âmbito do Ensino Superior, levando à necessidade de estudos que colaborem para a compreensão da qualidade dos processos educativos em EAD. Este trabalho explora a noção de intercognição como categoria para análise de processos de construção do conhecimento no Ensino Superior a distância, em uma perspectiva dialógica. Baseia-se em estudo empírico sobre interações de professores-tutores e cursistas em fóruns de discussão de um curso de Licenciatura a distância, para avaliar o papel do professor-tutor e identificar indicadores de intercognição presentes nas interações. Resultados apontam relação significativa entre o engajamento dialógico dos interlocutores e a qualidade dos processos de aprendizagem. Entre os indicadores apontados, está a participação ativa, frequente e pertinente dos interlocutores na discussão via fórum, fundamentada em leituras acadêmicas.UNESP2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832012005000028info:eu-repo/semantics/openAccessBicalho,Rute Nogueira de MoraisOliveira,Maria Cláudia Santos Lopes depor2012-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832012000200014Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-07-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
title O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
spellingShingle O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
Bicalho,Rute Nogueira de Morais
Construção dialógica do conhecimento
Dialogia
Fórum de discussão
Mediação pedagógica
Ensino Superior a distância
title_short O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
title_full O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
title_fullStr O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
title_full_unstemmed O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
title_sort O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão
author Bicalho,Rute Nogueira de Morais
author_facet Bicalho,Rute Nogueira de Morais
Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
author_role author
author2 Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho,Rute Nogueira de Morais
Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Construção dialógica do conhecimento
Dialogia
Fórum de discussão
Mediação pedagógica
Ensino Superior a distância
topic Construção dialógica do conhecimento
Dialogia
Fórum de discussão
Mediação pedagógica
Ensino Superior a distância
description A Educação a Distância (EAD) se expande em diferentes níveis de ensino, sobretudo no âmbito do Ensino Superior, levando à necessidade de estudos que colaborem para a compreensão da qualidade dos processos educativos em EAD. Este trabalho explora a noção de intercognição como categoria para análise de processos de construção do conhecimento no Ensino Superior a distância, em uma perspectiva dialógica. Baseia-se em estudo empírico sobre interações de professores-tutores e cursistas em fóruns de discussão de um curso de Licenciatura a distância, para avaliar o papel do professor-tutor e identificar indicadores de intercognição presentes nas interações. Resultados apontam relação significativa entre o engajamento dialógico dos interlocutores e a qualidade dos processos de aprendizagem. Entre os indicadores apontados, está a participação ativa, frequente e pertinente dos interlocutores na discussão via fórum, fundamentada em leituras acadêmicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832012005000028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519910989824