MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rosiane Maria Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ivanda Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a atuação docente na educação a distância, priorizando a mediação pedagógica aplicada na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Para tanto, a questão de pesquisa configura-se a seguir: de que forma a atuação docente na mediação pedagógica em fóruns de discussão pode orientar a construção de produções textuais colaborativas? Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, com observação não participante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista as contribuições da netnografia e da análise dialógica do discurso para o estudo da atuação mediadora docente em fóruns de discussão. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto a atuação mediadora docente, no fórum de discussão online, necessita ser discutida e aperfeiçoada, com vistas ao fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo.
id UNIMES-1_4b3093041d94cca946a383c9c6f92bdb
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/979
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃOEducação a DistânciaEducação a Distância; Mediação Pedagógica; Fórum de Discussão; Produção Textual Colaborativa.O objetivo desse estudo é analisar a atuação docente na educação a distância, priorizando a mediação pedagógica aplicada na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Para tanto, a questão de pesquisa configura-se a seguir: de que forma a atuação docente na mediação pedagógica em fóruns de discussão pode orientar a construção de produções textuais colaborativas? Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, com observação não participante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista as contribuições da netnografia e da análise dialógica do discurso para o estudo da atuação mediadora docente em fóruns de discussão. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto a atuação mediadora docente, no fórum de discussão online, necessita ser discutida e aperfeiçoada, com vistas ao fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaAlves, Rosiane Maria PereiraSilva, Ivanda Maria Martins2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 119-14719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979/975https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/979/426Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/979Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
Alves, Rosiane Maria Pereira
Educação a Distância
Educação a Distância; Mediação Pedagógica; Fórum de Discussão; Produção Textual Colaborativa.
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
author Alves, Rosiane Maria Pereira
author_facet Alves, Rosiane Maria Pereira
Silva, Ivanda Maria Martins
author_role author
author2 Silva, Ivanda Maria Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rosiane Maria Pereira
Silva, Ivanda Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Educação a Distância; Mediação Pedagógica; Fórum de Discussão; Produção Textual Colaborativa.
topic Educação a Distância
Educação a Distância; Mediação Pedagógica; Fórum de Discussão; Produção Textual Colaborativa.
description O objetivo desse estudo é analisar a atuação docente na educação a distância, priorizando a mediação pedagógica aplicada na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Para tanto, a questão de pesquisa configura-se a seguir: de que forma a atuação docente na mediação pedagógica em fóruns de discussão pode orientar a construção de produções textuais colaborativas? Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, com observação não participante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista as contribuições da netnografia e da análise dialógica do discurso para o estudo da atuação mediadora docente em fóruns de discussão. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto a atuação mediadora docente, no fórum de discussão online, necessita ser discutida e aperfeiçoada, com vistas ao fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979/975
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/979/426
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 119-147
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1754639113493938176