Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224 |
Resumo: | Objetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários. |
id |
UNESP-8_4205f05c1f7b0d304813655a5bffaf48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832019000100224 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da FamíliaSistema Único de SaúdeAtenção básicaEnsino em OdontologiaAprendizagemObjetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.170407info:eu-repo/semantics/openAccessForte,Franklin Delano SoaresPontes,Aída AlbuquerqueMorais,Hannah Gil de FariasBarbosa,Ailma de SouzaNétto,Otacílio Batista de Sousapor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100224Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
title |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
spellingShingle |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família Forte,Franklin Delano Soares Sistema Único de Saúde Atenção básica Ensino em Odontologia Aprendizagem |
title_short |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
title_full |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
title_fullStr |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
title_full_unstemmed |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
title_sort |
Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família |
author |
Forte,Franklin Delano Soares |
author_facet |
Forte,Franklin Delano Soares Pontes,Aída Albuquerque Morais,Hannah Gil de Farias Barbosa,Ailma de Souza Nétto,Otacílio Batista de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Pontes,Aída Albuquerque Morais,Hannah Gil de Farias Barbosa,Ailma de Souza Nétto,Otacílio Batista de Sousa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte,Franklin Delano Soares Pontes,Aída Albuquerque Morais,Hannah Gil de Farias Barbosa,Ailma de Souza Nétto,Otacílio Batista de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Atenção básica Ensino em Odontologia Aprendizagem |
topic |
Sistema Único de Saúde Atenção básica Ensino em Odontologia Aprendizagem |
description |
Objetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.170407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523739340800 |