Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007 |
Resumo: | O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos. |
id |
UNESP-8_46a966d0375cf9419509443dbf1b6a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832005000100007 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médicoEducação médicasaúde mentalpsicodramasociodramainternatoresidênciaO término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.UNESP2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessRamos-Cerqueira,Ana Teresa de AbreuLima,Maria Cristina PereiraTorres,Albina RodriguesReis,José Roberto TozoniFonseca,Neusa Maria Vilelapor2016-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832005000100007Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
spellingShingle |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu Educação médica saúde mental psicodrama sociodrama internato residência |
title_short |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_full |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_fullStr |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_full_unstemmed |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_sort |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
author |
Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu |
author_facet |
Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu Lima,Maria Cristina Pereira Torres,Albina Rodrigues Reis,José Roberto Tozoni Fonseca,Neusa Maria Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Maria Cristina Pereira Torres,Albina Rodrigues Reis,José Roberto Tozoni Fonseca,Neusa Maria Vilela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu Lima,Maria Cristina Pereira Torres,Albina Rodrigues Reis,José Roberto Tozoni Fonseca,Neusa Maria Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica saúde mental psicodrama sociodrama internato residência |
topic |
Educação médica saúde mental psicodrama sociodrama internato residência |
description |
O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832005000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517326249984 |