Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lima,Maria Cristina Pereira, Torres,Albina Rodrigues, Reis,José Roberto Tozoni, Fonseca,Neusa Maria Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007
Resumo: O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.
id UNESP-8_46a966d0375cf9419509443dbf1b6a1c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832005000100007
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médicoEducação médicasaúde mentalpsicodramasociodramainternatoresidênciaO término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.UNESP2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessRamos-Cerqueira,Ana Teresa de AbreuLima,Maria Cristina PereiraTorres,Albina RodriguesReis,José Roberto TozoniFonseca,Neusa Maria Vilelapor2016-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832005000100007Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
spellingShingle Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Educação médica
saúde mental
psicodrama
sociodrama
internato
residência
title_short Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_full Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_fullStr Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_full_unstemmed Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_sort Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
author Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
author_facet Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Lima,Maria Cristina Pereira
Torres,Albina Rodrigues
Reis,José Roberto Tozoni
Fonseca,Neusa Maria Vilela
author_role author
author2 Lima,Maria Cristina Pereira
Torres,Albina Rodrigues
Reis,José Roberto Tozoni
Fonseca,Neusa Maria Vilela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos-Cerqueira,Ana Teresa de Abreu
Lima,Maria Cristina Pereira
Torres,Albina Rodrigues
Reis,José Roberto Tozoni
Fonseca,Neusa Maria Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
saúde mental
psicodrama
sociodrama
internato
residência
topic Educação médica
saúde mental
psicodrama
sociodrama
internato
residência
description O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832005000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517326249984