O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro,Mariana Aroucha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha,Silvia de Melo, Feitosa,Elaine Saraiva, Sá,Rejane Brasil, Brilhante,Aline Veras Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304
Resumo: Com o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação.
id UNESP-8_51ffcb1f754d74edc1f45e4ad602b1f5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100304
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativaProfissionalismoEducação médicaGraduação em MedicinaCom o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190126info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro,Mariana ArouchaCunha,Silvia de MeloFeitosa,Elaine SaraivaSá,Rejane BrasilBrilhante,Aline Veras Moraispor2020-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100304Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-03-12T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
title O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
spellingShingle O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
Carneiro,Mariana Aroucha
Profissionalismo
Educação médica
Graduação em Medicina
title_short O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
title_full O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
title_fullStr O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
title_sort O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
author Carneiro,Mariana Aroucha
author_facet Carneiro,Mariana Aroucha
Cunha,Silvia de Melo
Feitosa,Elaine Saraiva
Sá,Rejane Brasil
Brilhante,Aline Veras Morais
author_role author
author2 Cunha,Silvia de Melo
Feitosa,Elaine Saraiva
Sá,Rejane Brasil
Brilhante,Aline Veras Morais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro,Mariana Aroucha
Cunha,Silvia de Melo
Feitosa,Elaine Saraiva
Sá,Rejane Brasil
Brilhante,Aline Veras Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalismo
Educação médica
Graduação em Medicina
topic Profissionalismo
Educação médica
Graduação em Medicina
description Com o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524505849856