O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304 |
Resumo: | Com o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação. |
id |
UNESP-8_51ffcb1f754d74edc1f45e4ad602b1f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100304 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativaProfissionalismoEducação médicaGraduação em MedicinaCom o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190126info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro,Mariana ArouchaCunha,Silvia de MeloFeitosa,Elaine SaraivaSá,Rejane BrasilBrilhante,Aline Veras Moraispor2020-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100304Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-03-12T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
title |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa Carneiro,Mariana Aroucha Profissionalismo Educação médica Graduação em Medicina |
title_short |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
title_full |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
title_sort |
O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa |
author |
Carneiro,Mariana Aroucha |
author_facet |
Carneiro,Mariana Aroucha Cunha,Silvia de Melo Feitosa,Elaine Saraiva Sá,Rejane Brasil Brilhante,Aline Veras Morais |
author_role |
author |
author2 |
Cunha,Silvia de Melo Feitosa,Elaine Saraiva Sá,Rejane Brasil Brilhante,Aline Veras Morais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro,Mariana Aroucha Cunha,Silvia de Melo Feitosa,Elaine Saraiva Sá,Rejane Brasil Brilhante,Aline Veras Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalismo Educação médica Graduação em Medicina |
topic |
Profissionalismo Educação médica Graduação em Medicina |
description |
Com o objetivo de sistematizar informações sobre avaliação de profissionalismo em estudantes de Medicina, foi realizada em maio de 2018, revisão integrativa nas bases EBSCO, LILACS, MEDLINE, via PubMed no período de 2013 a 2018, sendo encontrados 12 artigos e três eixos temáticos: profissionalismo: constructo multidimensional e indefinido; ensino de profissionalismo médico; avaliando o profissionalismo: estratégias múltiplas de avaliação. A avaliação por meio de domínios como altruísmo, responsabilidade, cuidado, trabalho em equipe, é frequente, podendo ser utilizado cenários ou pacientes simulados; questionários online ou aplicativos. Ressalta-se a importância da modelagem no ensino de profissionalismo e o uso do feedback associado a outros métodos de avaliação. Não existe conceito único de profissionalismo. Percebe-se a necessidade de associação de métodos para uma melhor avaliação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524505849856 |