Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Edmar Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moutinho,Cinara Botelho, Leite,Maisa Tavares de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389
Resumo: Este estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir.
id UNESP-8_5e492a61c63d41125e07a05c5dac104b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000200389
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em SaúdeEducação em saúdeSaúde da famíliaAtenção primária à saúdeEnfermagem em saúde comunitáriaPesquisa qualitativaEste estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0128info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Edmar RochaMoutinho,Cinara BotelhoLeite,Maisa Tavares de Souzapor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200389Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
title Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
spellingShingle Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
Almeida,Edmar Rocha
Educação em saúde
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Enfermagem em saúde comunitária
Pesquisa qualitativa
title_short Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
title_full Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
title_fullStr Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
title_full_unstemmed Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
title_sort Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
author Almeida,Edmar Rocha
author_facet Almeida,Edmar Rocha
Moutinho,Cinara Botelho
Leite,Maisa Tavares de Souza
author_role author
author2 Moutinho,Cinara Botelho
Leite,Maisa Tavares de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Edmar Rocha
Moutinho,Cinara Botelho
Leite,Maisa Tavares de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Enfermagem em saúde comunitária
Pesquisa qualitativa
topic Educação em saúde
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Enfermagem em saúde comunitária
Pesquisa qualitativa
description Este estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521819398144