Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir. |
id |
UNESP-8_5e492a61c63d41125e07a05c5dac104b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000200389 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em SaúdeEducação em saúdeSaúde da famíliaAtenção primária à saúdeEnfermagem em saúde comunitáriaPesquisa qualitativaEste estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0128info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Edmar RochaMoutinho,Cinara BotelhoLeite,Maisa Tavares de Souzapor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200389Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
title |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
spellingShingle |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde Almeida,Edmar Rocha Educação em saúde Saúde da família Atenção primária à saúde Enfermagem em saúde comunitária Pesquisa qualitativa |
title_short |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
title_full |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
title_fullStr |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
title_sort |
Prática pedagógica de enfermeiros de Saúde da Família no desenvolvimento da Educação em Saúde |
author |
Almeida,Edmar Rocha |
author_facet |
Almeida,Edmar Rocha Moutinho,Cinara Botelho Leite,Maisa Tavares de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Moutinho,Cinara Botelho Leite,Maisa Tavares de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Edmar Rocha Moutinho,Cinara Botelho Leite,Maisa Tavares de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Saúde da família Atenção primária à saúde Enfermagem em saúde comunitária Pesquisa qualitativa |
topic |
Educação em saúde Saúde da família Atenção primária à saúde Enfermagem em saúde comunitária Pesquisa qualitativa |
description |
Este estudo objetivou analisar, a partir da percepção de enfermeiros, a prática da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros, MG, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa, descritiva e dialética cujos sujeitos foram oito enfermeiros residentes em saúde da família. Os dados foram coletados por entrevistas não estruturadas gravadas e transcritas para posterior análise do discurso. Os resultados revelaram duas categorias empíricas dicotômicas: a educação em saúde hegemônica e a prática dialógica. As contradições do discurso foram evidenciadas, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos descrevem uma educação participativa e problematizadora também relatam práticas baseadas na imposição de ideias e condicionamento da população. Deste modo, ficou demonstrada a pluralidade da realidade com avanços e retrocessos, traduzindo seu devir. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622015.0128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521819398144 |