Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social. |
id |
UNESP-8_6af26a711f8c98c526ffa900b1b9c993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832013000200003 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidadeJogos e brinquedos.ÉticaVulnerabilidadeRedes sociaisO objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social.UNESP2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013005000009info:eu-repo/semantics/openAccessJurdi,Andrea Perosa SaighAmiralian,Maria Lucia Toledo Moraespor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000200003Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-06-28T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
title |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
spellingShingle |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade Jurdi,Andrea Perosa Saigh Jogos e brinquedos. Ética Vulnerabilidade Redes sociais |
title_short |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
title_full |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
title_fullStr |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
title_full_unstemmed |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
title_sort |
Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade |
author |
Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author_facet |
Jurdi,Andrea Perosa Saigh Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jurdi,Andrea Perosa Saigh Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos. Ética Vulnerabilidade Redes sociais |
topic |
Jogos e brinquedos. Ética Vulnerabilidade Redes sociais |
description |
O objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832013005000009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958520294768640 |