Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social.
id UNESP-8_6af26a711f8c98c526ffa900b1b9c993
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832013000200003
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidadeJogos e brinquedos.ÉticaVulnerabilidadeRedes sociaisO objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social.UNESP2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013005000009info:eu-repo/semantics/openAccessJurdi,Andrea Perosa SaighAmiralian,Maria Lucia Toledo Moraespor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000200003Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-06-28T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
title Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
spellingShingle Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Jogos e brinquedos.
Ética
Vulnerabilidade
Redes sociais
title_short Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
title_full Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
title_fullStr Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
title_full_unstemmed Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
title_sort Ética do cuidado: a brinquedoteca como espaço de atenção a crianças em situação de vulnerabilidade
author Jurdi,Andrea Perosa Saigh
author_facet Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes
author_role author
author2 Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Amiralian,Maria Lucia Toledo Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos.
Ética
Vulnerabilidade
Redes sociais
topic Jogos e brinquedos.
Ética
Vulnerabilidade
Redes sociais
description O objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa que teve sua origem no encontro entre os campos da saúde e do social a partir do referencial da teoria do amadurecimento. O campo para a pesquisa foi a brinquedoteca comunitária, e os indivíduos envolvidos na pesquisa foram crianças, adolescentes e os brinquedistas. O trabalho cotidiano e de intervenção seguiu os preceitos da pesquisa-ação, concebida e realizada em associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo. Ao construirmos uma proposta de atenção a crianças voltada para o social, estabelecendo conexões com outros campos de conhecimento, entende-se que provocamos novas formas de subjetivação e existência, rompendo com os silenciamentos e silêncios que perpassam as práticas voltadas à infância. O trabalho realizado produziu novas possibilidades de pensar acerca do ser humano e dos processos de exclusão social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832013005000009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520294768640