O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731 |
Resumo: | Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda. |
id |
UNESP-8_7ae2757e749a5841ed6633c5a81912a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000500731 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúdeAvaliação educacionalAvaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)Educação em saúdeProgramas nacionais de saúdeApresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1079info:eu-repo/semantics/openAccessSordi,Mara Regina Lemes DeLopes,César Vinicius MirandaDomingues,Sidney MarcelCyrino,Eliana Goldfarbpor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500731Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
spellingShingle |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde Sordi,Mara Regina Lemes De Avaliação educacional Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde) Educação em saúde Programas nacionais de saúde |
title_short |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_full |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_fullStr |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_full_unstemmed |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_sort |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
author |
Sordi,Mara Regina Lemes De |
author_facet |
Sordi,Mara Regina Lemes De Lopes,César Vinicius Miranda Domingues,Sidney Marcel Cyrino,Eliana Goldfarb |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,César Vinicius Miranda Domingues,Sidney Marcel Cyrino,Eliana Goldfarb |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sordi,Mara Regina Lemes De Lopes,César Vinicius Miranda Domingues,Sidney Marcel Cyrino,Eliana Goldfarb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde) Educação em saúde Programas nacionais de saúde |
topic |
Avaliação educacional Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde) Educação em saúde Programas nacionais de saúde |
description |
Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.1079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521131532288 |