Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601577 |
Resumo: | Resumo Este artigo teve como objetivo compreender como a interprofissionalidade emerge nos cenários diversificados de aprendizagem em um curso de graduação em Saúde Coletiva. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória, com uma proposição observacional a partir das experiências formativas dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Foram realizadas observações de quatro campos de práticas e entrevistados 15 graduandos de distintos períodos do curso, assim como analisados os documentos referentes às disciplinas teórico-práticas. Algumas experiências demonstraram relações singulares entre processos de trabalho e de ensino que permitiram a articulação entre saberes e fazeres para dar respostas concretas às situações encontradas por meio de práticas interprofissionais. No entanto, o distanciamento entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho repercutiu em entraves para a efetivação de um trabalho interprofissional colaborativo. |
id |
UNESP-8_7cdf000fc03ec8d72a013124ce965404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601577 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagemEducação profissional em Saúde PúblicaPrática de Saúde PúblicaGraduação em Saúde ColetivaEstágiosInterprofissionalidadeResumo Este artigo teve como objetivo compreender como a interprofissionalidade emerge nos cenários diversificados de aprendizagem em um curso de graduação em Saúde Coletiva. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória, com uma proposição observacional a partir das experiências formativas dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Foram realizadas observações de quatro campos de práticas e entrevistados 15 graduandos de distintos períodos do curso, assim como analisados os documentos referentes às disciplinas teórico-práticas. Algumas experiências demonstraram relações singulares entre processos de trabalho e de ensino que permitiram a articulação entre saberes e fazeres para dar respostas concretas às situações encontradas por meio de práticas interprofissionais. No entanto, o distanciamento entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho repercutiu em entraves para a efetivação de um trabalho interprofissional colaborativo.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601577Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0838info:eu-repo/semantics/openAccessParo,César AugustoPinheiro,Rosenipor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601577Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
title |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
spellingShingle |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem Paro,César Augusto Educação profissional em Saúde Pública Prática de Saúde Pública Graduação em Saúde Coletiva Estágios Interprofissionalidade |
title_short |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
title_full |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
title_fullStr |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
title_sort |
Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem |
author |
Paro,César Augusto |
author_facet |
Paro,César Augusto Pinheiro,Roseni |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro,Roseni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paro,César Augusto Pinheiro,Roseni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional em Saúde Pública Prática de Saúde Pública Graduação em Saúde Coletiva Estágios Interprofissionalidade |
topic |
Educação profissional em Saúde Pública Prática de Saúde Pública Graduação em Saúde Coletiva Estágios Interprofissionalidade |
description |
Resumo Este artigo teve como objetivo compreender como a interprofissionalidade emerge nos cenários diversificados de aprendizagem em um curso de graduação em Saúde Coletiva. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória, com uma proposição observacional a partir das experiências formativas dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Foram realizadas observações de quatro campos de práticas e entrevistados 15 graduandos de distintos períodos do curso, assim como analisados os documentos referentes às disciplinas teórico-práticas. Algumas experiências demonstraram relações singulares entre processos de trabalho e de ensino que permitiram a articulação entre saberes e fazeres para dar respostas concretas às situações encontradas por meio de práticas interprofissionais. No entanto, o distanciamento entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho repercutiu em entraves para a efetivação de um trabalho interprofissional colaborativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601577 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523350319104 |