Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes,Norma Carapiá
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Burnham,Teresinha Fróes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100009
Resumo: Discute-se a relação entre espaço e aprendizagem, como uma forma de pensar modificações ou inovações curriculares a partir de demandas da prática. Analisam-se experiências com comunidades desenvolvidas pelos cursos de enfermagem, odontologia e medicina. A metodologia tem como substratos as teorias da complexidade e da multirreferencialidade. O estudo revelou aprendizagens significativas para os sujeitos e trouxe a questão de que não basta definir novos locais de ensino; é preciso exercitar a reflexão sobre a prática, para que esta possa ser uma referência para interpelação e transformação das formas tradicionais de conceber currículo. Revelou, ainda, que repensar o currículo significa o desenvolvimento de uma nova relação com o saber, implicando mudanças nas relações entre a universidade e os diversos saberes existentes e na valorização da aprendizagem (re)construída na experiência. Como conclusão, destaca-se que a universidade deve instituir "escutas" das práticas desenvolvidas e investir numa formação cultural sólida e crítica dos estudantes.
id UNESP-8_8d5a970206f4e82caf551f1898233b4a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832005000100009
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúdecurrículoformaçãoespaçosaprendizagemeducação médicaDiscute-se a relação entre espaço e aprendizagem, como uma forma de pensar modificações ou inovações curriculares a partir de demandas da prática. Analisam-se experiências com comunidades desenvolvidas pelos cursos de enfermagem, odontologia e medicina. A metodologia tem como substratos as teorias da complexidade e da multirreferencialidade. O estudo revelou aprendizagens significativas para os sujeitos e trouxe a questão de que não basta definir novos locais de ensino; é preciso exercitar a reflexão sobre a prática, para que esta possa ser uma referência para interpelação e transformação das formas tradicionais de conceber currículo. Revelou, ainda, que repensar o currículo significa o desenvolvimento de uma nova relação com o saber, implicando mudanças nas relações entre a universidade e os diversos saberes existentes e na valorização da aprendizagem (re)construída na experiência. Como conclusão, destaca-se que a universidade deve instituir "escutas" das práticas desenvolvidas e investir numa formação cultural sólida e crítica dos estudantes.UNESP2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832005000100009info:eu-repo/semantics/openAccessFagundes,Norma CarapiáBurnham,Teresinha Fróespor2016-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832005000100009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
title Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
spellingShingle Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
Fagundes,Norma Carapiá
currículo
formação
espaços
aprendizagem
educação médica
title_short Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
title_full Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
title_fullStr Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
title_full_unstemmed Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
title_sort Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde
author Fagundes,Norma Carapiá
author_facet Fagundes,Norma Carapiá
Burnham,Teresinha Fróes
author_role author
author2 Burnham,Teresinha Fróes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes,Norma Carapiá
Burnham,Teresinha Fróes
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
formação
espaços
aprendizagem
educação médica
topic currículo
formação
espaços
aprendizagem
educação médica
description Discute-se a relação entre espaço e aprendizagem, como uma forma de pensar modificações ou inovações curriculares a partir de demandas da prática. Analisam-se experiências com comunidades desenvolvidas pelos cursos de enfermagem, odontologia e medicina. A metodologia tem como substratos as teorias da complexidade e da multirreferencialidade. O estudo revelou aprendizagens significativas para os sujeitos e trouxe a questão de que não basta definir novos locais de ensino; é preciso exercitar a reflexão sobre a prática, para que esta possa ser uma referência para interpelação e transformação das formas tradicionais de conceber currículo. Revelou, ainda, que repensar o currículo significa o desenvolvimento de uma nova relação com o saber, implicando mudanças nas relações entre a universidade e os diversos saberes existentes e na valorização da aprendizagem (re)construída na experiência. Como conclusão, destaca-se que a universidade deve instituir "escutas" das práticas desenvolvidas e investir numa formação cultural sólida e crítica dos estudantes.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832005000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517329395712