Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100502 |
Resumo: | Os processos educativos têm exigido e possibilitado delinear e vivenciar experiências de formação e cuidado em resposta aos efeitos da atual pandemia. Em consonância com essa afirmação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência formativa com estudantes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública durante a pandemia de Covid-19. A experiência foi analisada em dois momentos, nomeados no relato como “Respiros”. No primeiro momento, em ambiente virtual, foram realizadas rodas de conversa-mosaico sem a presença obrigatória das estudantes; no segundo momento, como um módulo opcional no currículo, foram introduzidas práticas artísticas e corporais como dispositivos para o cuidado, expressão e conexão entre os corpos. As estudantes indicaram a importância de se criar um ambiente confiável e de sustentarmos uma proposta coletiva, dando ensejo à construção de corpos sensíveis, inventivos e críticos, fundamentais no exercício profissional. |
id |
UNESP-8_9e4a8b74d2062cdfbd4fb591956350b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832022000100502 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemiaTerapia OcupacionalEducaçãoPandemiaAmbiente virtualOs processos educativos têm exigido e possibilitado delinear e vivenciar experiências de formação e cuidado em resposta aos efeitos da atual pandemia. Em consonância com essa afirmação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência formativa com estudantes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública durante a pandemia de Covid-19. A experiência foi analisada em dois momentos, nomeados no relato como “Respiros”. No primeiro momento, em ambiente virtual, foram realizadas rodas de conversa-mosaico sem a presença obrigatória das estudantes; no segundo momento, como um módulo opcional no currículo, foram introduzidas práticas artísticas e corporais como dispositivos para o cuidado, expressão e conexão entre os corpos. As estudantes indicaram a importância de se criar um ambiente confiável e de sustentarmos uma proposta coletiva, dando ensejo à construção de corpos sensíveis, inventivos e críticos, fundamentais no exercício profissional.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100502Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200842info:eu-repo/semantics/openAccessLiberman,FláviaAndrade,Luana ForoniBianchi,Pamela CristinaGodoy,Giovanna Trinconi depor2022-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100502Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-03-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
title |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
spellingShingle |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia Liberman,Flávia Terapia Ocupacional Educação Pandemia Ambiente virtual |
title_short |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
title_full |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
title_fullStr |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
title_full_unstemmed |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
title_sort |
Delicadas experiências formativas: tessitura de espaços de cuidado e ensino com grupo de estudantes universitários durante pandemia |
author |
Liberman,Flávia |
author_facet |
Liberman,Flávia Andrade,Luana Foroni Bianchi,Pamela Cristina Godoy,Giovanna Trinconi de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade,Luana Foroni Bianchi,Pamela Cristina Godoy,Giovanna Trinconi de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liberman,Flávia Andrade,Luana Foroni Bianchi,Pamela Cristina Godoy,Giovanna Trinconi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional Educação Pandemia Ambiente virtual |
topic |
Terapia Ocupacional Educação Pandemia Ambiente virtual |
description |
Os processos educativos têm exigido e possibilitado delinear e vivenciar experiências de formação e cuidado em resposta aos efeitos da atual pandemia. Em consonância com essa afirmação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência formativa com estudantes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública durante a pandemia de Covid-19. A experiência foi analisada em dois momentos, nomeados no relato como “Respiros”. No primeiro momento, em ambiente virtual, foram realizadas rodas de conversa-mosaico sem a presença obrigatória das estudantes; no segundo momento, como um módulo opcional no currículo, foram introduzidas práticas artísticas e corporais como dispositivos para o cuidado, expressão e conexão entre os corpos. As estudantes indicaram a importância de se criar um ambiente confiável e de sustentarmos uma proposta coletiva, dando ensejo à construção de corpos sensíveis, inventivos e críticos, fundamentais no exercício profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100502 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.200842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525375119360 |