Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer,Dagmar Estermann
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Félix,Jeane, Vasconcelos,Michele de Freitas Faria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400008
Resumo: Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.
id UNESP-8_bb5da772ce06c9c2618ed318b16b7d9f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832013000400008
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúdeEducação permanentePedagogias culturaisProcessos de trabalho em saúdePráticas de saúdeCorpoPropomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.UNESP2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400008Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.47 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013005000033info:eu-repo/semantics/openAccessMeyer,Dagmar EstermannFélix,JeaneVasconcelos,Michele de Freitas Faria depor2014-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000400008Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-01-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
spellingShingle Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
Meyer,Dagmar Estermann
Educação permanente
Pedagogias culturais
Processos de trabalho em saúde
Práticas de saúde
Corpo
title_short Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_full Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_fullStr Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_full_unstemmed Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_sort Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
author Meyer,Dagmar Estermann
author_facet Meyer,Dagmar Estermann
Félix,Jeane
Vasconcelos,Michele de Freitas Faria de
author_role author
author2 Félix,Jeane
Vasconcelos,Michele de Freitas Faria de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer,Dagmar Estermann
Félix,Jeane
Vasconcelos,Michele de Freitas Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Pedagogias culturais
Processos de trabalho em saúde
Práticas de saúde
Corpo
topic Educação permanente
Pedagogias culturais
Processos de trabalho em saúde
Práticas de saúde
Corpo
description Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832013005000033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.47 2013
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520324128768