Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Félix, Jeane, Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/89698
Resumo: Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.
id UFRGS-2_113747bc4a8f3cf15367a46c975f68ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/89698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meyer, Dagmar Elisabeth EstermannFélix, JeaneVasconcelos, Michele de Freitas Faria de2014-03-26T01:51:06Z20131414-3283http://hdl.handle.net/10183/89698000912031Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.We proposed to reflect on care and management practices within healthcare, by taking these to be well-dated social practices. Through placing ourselves at the intersection between the fields of education and healthcare, and, within these, in the field of studies on the body, we showed that healthcare practices comprise cultural pedagogies from which certain meanings and behaviors are prescribed, but also through which meanings and new practices that shift, bifurcate and question these prescriptions are constructed. In other words, here we take the field of healthcare to be a territory both for teaching (pedagogical-bodily formatting) and for learning (experimentation of singular ways of doing and saying things regarding healthcare); and we take care and management within healthcare to be an assembly (bodily) of conflicting parts between some forms of subjection and experimentation forces, from which healthcare practices are woven.Proponemos la reflexión sobre prácticas de cuidado y de gestión en salud, entendiéndolas como prácticas sociales ya existentes hace tiempo. Nos situamos en el cruce entre las áreas de la educación y salud y, en ellas, de los estudios sobre el cuerpo, señalamos prácticas de salud como pedagogías culturales a partir de las cuales se prescriben determinados sentidos y conductas, pero también por medio de las cuales se construyen sentidos y acciones inéditos que desplazan, bifurcan y ponen en tela de juicio tales prescripciones. Dicho de otra forma, entendemos aquí el campo de la salud como un territorio de enseñanza (formatos pedagógico-corporales) pero también de aprendizajes (experimentaciones de formas singulares en el hacer y decir de la salud) y el cuidado y la gestión de salud como un montaje (corporal) conflictivo entre formas de sujeción y fuerzas de experimentación a partir de las cuales se tejen las prácticas de salud.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 47 (out./dez. 2013), p.859-871Educação em saúdeEducação permanenteGestão em saúdeContinuing educationCultural pedagogyHealthcare work processesHealthcare practicesBodyEducación permanentePedagogías culturalesProcesos de trabajo en saludPrácticas de saludCuerpoPor uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúdeTowards an education that moves like the tide and floods the everyday routines of healthcare services Por una educación que se mueva como las mareas e inunde los cotidianos de los servicios de salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912031.pdf000912031.pdfTexto completoapplication/pdf79942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/1/000912031.pdfda3c5b706f5917b5b53a8a1f541d52d0MD51TEXT000912031.pdf.txt000912031.pdf.txtExtracted Texttext/plain53814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/2/000912031.pdf.txt6199f75486e03df83c7662e2ac3dc1f8MD52THUMBNAIL000912031.pdf.jpg000912031.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/3/000912031.pdf.jpga8231bc1be7359ed48dccdf7844baf99MD5310183/896982018-10-18 08:57:14.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/89698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:57:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Towards an education that moves like the tide and floods the everyday routines of healthcare services
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Por una educación que se mueva como las mareas e inunde los cotidianos de los servicios de salud
title Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
spellingShingle Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Educação em saúde
Educação permanente
Gestão em saúde
Continuing education
Cultural pedagogy
Healthcare work processes
Healthcare practices
Body
Educación permanente
Pedagogías culturales
Procesos de trabajo en salud
Prácticas de salud
Cuerpo
title_short Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_full Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_fullStr Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_full_unstemmed Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
title_sort Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
author Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_facet Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Félix, Jeane
Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
author_role author
author2 Félix, Jeane
Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Félix, Jeane
Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação permanente
Gestão em saúde
topic Educação em saúde
Educação permanente
Gestão em saúde
Continuing education
Cultural pedagogy
Healthcare work processes
Healthcare practices
Body
Educación permanente
Pedagogías culturales
Procesos de trabajo en salud
Prácticas de salud
Cuerpo
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Cultural pedagogy
Healthcare work processes
Healthcare practices
Body
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación permanente
Pedagogías culturales
Procesos de trabajo en salud
Prácticas de salud
Cuerpo
description Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-26T01:51:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/89698
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912031
identifier_str_mv 1414-3283
000912031
url http://hdl.handle.net/10183/89698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 47 (out./dez. 2013), p.859-871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/1/000912031.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/2/000912031.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/3/000912031.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da3c5b706f5917b5b53a8a1f541d52d0
6199f75486e03df83c7662e2ac3dc1f8
a8231bc1be7359ed48dccdf7844baf99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224828857876480