PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501 |
Resumo: | O presente relato apresenta propostas para a construção de um currículo que considera as diferentes dimensões da população, abrangendo todas as áreas do conhecimento, para a formação de um profissional integral. Tem o objetivo de apresentar as propostas do grupo de medicina PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade de Uberaba, que abordam a implantação de mudanças curriculares com maior enfoque na valorização da Atenção Primária em Saúde como campo de formação para o SUS. Formado por três professores da universidade, três preceptores que atuam no SUS e 12 alunos compreendendo seis períodos diferentes do curso, atualmente do quarto ao nono período. Discutiu-se os desafios enfrentados para a implantação de mudanças curriculares e adequação do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina. Como resultado obtém-se o diagnóstico das mudanças necessárias e sugestão diante da direção do curso para implantação de reformas curriculares |
id |
VERACRUZ-0_be7f915fe3a277f9de59fce98de6ea1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46501 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUSformação médicamudanças curricularessistema único de saúde.O presente relato apresenta propostas para a construção de um currículo que considera as diferentes dimensões da população, abrangendo todas as áreas do conhecimento, para a formação de um profissional integral. Tem o objetivo de apresentar as propostas do grupo de medicina PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade de Uberaba, que abordam a implantação de mudanças curriculares com maior enfoque na valorização da Atenção Primária em Saúde como campo de formação para o SUS. Formado por três professores da universidade, três preceptores que atuam no SUS e 12 alunos compreendendo seis períodos diferentes do curso, atualmente do quarto ao nono período. Discutiu-se os desafios enfrentados para a implantação de mudanças curriculares e adequação do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina. Como resultado obtém-se o diagnóstico das mudanças necessárias e sugestão diante da direção do curso para implantação de reformas curricularesBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4650110.34117/bjdv8n4-259Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26652-26657Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26652-26657Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26652-266572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattar, Amanda FagundesBevilacqua, Veruska VitoraziBerbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick2022-06-22T19:42:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46501Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:29.333977Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
title |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
spellingShingle |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS Mattar, Amanda Fagundes formação médica mudanças curriculares sistema único de saúde. |
title_short |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
title_full |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
title_fullStr |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
title_full_unstemmed |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
title_sort |
PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS |
author |
Mattar, Amanda Fagundes |
author_facet |
Mattar, Amanda Fagundes Bevilacqua, Veruska Vitorazi Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick |
author_role |
author |
author2 |
Bevilacqua, Veruska Vitorazi Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattar, Amanda Fagundes Bevilacqua, Veruska Vitorazi Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação médica mudanças curriculares sistema único de saúde. |
topic |
formação médica mudanças curriculares sistema único de saúde. |
description |
O presente relato apresenta propostas para a construção de um currículo que considera as diferentes dimensões da população, abrangendo todas as áreas do conhecimento, para a formação de um profissional integral. Tem o objetivo de apresentar as propostas do grupo de medicina PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade de Uberaba, que abordam a implantação de mudanças curriculares com maior enfoque na valorização da Atenção Primária em Saúde como campo de formação para o SUS. Formado por três professores da universidade, três preceptores que atuam no SUS e 12 alunos compreendendo seis períodos diferentes do curso, atualmente do quarto ao nono período. Discutiu-se os desafios enfrentados para a implantação de mudanças curriculares e adequação do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina. Como resultado obtém-se o diagnóstico das mudanças necessárias e sugestão diante da direção do curso para implantação de reformas curriculares |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501 10.34117/bjdv8n4-259 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26652-26657 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26652-26657 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26652-26657 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645591471718400 |