PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattar, Amanda Fagundes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bevilacqua, Veruska Vitorazi, Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501
Resumo: O presente relato apresenta propostas para a construção de um currículo que considera as diferentes dimensões da população, abrangendo todas as áreas do conhecimento, para a formação de um profissional integral. Tem o objetivo de apresentar as propostas do grupo de medicina PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade de Uberaba, que abordam a implantação de mudanças curriculares com maior enfoque na valorização da Atenção Primária em Saúde como campo de formação para o SUS. Formado por três professores da universidade, três preceptores que atuam no SUS e 12 alunos compreendendo seis períodos diferentes do curso, atualmente do quarto ao nono período. Discutiu-se os desafios enfrentados para a implantação de mudanças curriculares e adequação do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina. Como resultado obtém-se o diagnóstico das mudanças necessárias e sugestão diante da direção do curso para implantação de reformas curriculares
id VERACRUZ-0_be7f915fe3a277f9de59fce98de6ea1c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46501
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUSformação médicamudanças curricularessistema único de saúde.O presente relato apresenta propostas para a construção de um currículo que considera as diferentes dimensões da população, abrangendo todas as áreas do conhecimento, para a formação de um profissional integral. Tem o objetivo de apresentar as propostas do grupo de medicina PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade de Uberaba, que abordam a implantação de mudanças curriculares com maior enfoque na valorização da Atenção Primária em Saúde como campo de formação para o SUS. Formado por três professores da universidade, três preceptores que atuam no SUS e 12 alunos compreendendo seis períodos diferentes do curso, atualmente do quarto ao nono período. Discutiu-se os desafios enfrentados para a implantação de mudanças curriculares e adequação do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina. Como resultado obtém-se o diagnóstico das mudanças necessárias e sugestão diante da direção do curso para implantação de reformas curricularesBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4650110.34117/bjdv8n4-259Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26652-26657Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26652-26657Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26652-266572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattar, Amanda FagundesBevilacqua, Veruska VitoraziBerbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick2022-06-22T19:42:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46501Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:29.333977Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
title PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
spellingShingle PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
Mattar, Amanda Fagundes
formação médica
mudanças curriculares
sistema único de saúde.
title_short PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
title_full PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
title_fullStr PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
title_full_unstemmed PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
title_sort PET-SAÚDE/GRADUASUS: mudanças curriculares e formação para o SUS/ PET-HEALTH/GRADUASUS: curricular changes and training for SUS
author Mattar, Amanda Fagundes
author_facet Mattar, Amanda Fagundes
Bevilacqua, Veruska Vitorazi
Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick
author_role author
author2 Bevilacqua, Veruska Vitorazi
Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattar, Amanda Fagundes
Bevilacqua, Veruska Vitorazi
Berbert, Mariana Fagundes Sathler Emerick
dc.subject.por.fl_str_mv formação médica
mudanças curriculares
sistema único de saúde.
topic formação médica
mudanças curriculares
sistema único de saúde.
description O presente relato apresenta propostas para a construção de um currículo que considera as diferentes dimensões da população, abrangendo todas as áreas do conhecimento, para a formação de um profissional integral. Tem o objetivo de apresentar as propostas do grupo de medicina PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade de Uberaba, que abordam a implantação de mudanças curriculares com maior enfoque na valorização da Atenção Primária em Saúde como campo de formação para o SUS. Formado por três professores da universidade, três preceptores que atuam no SUS e 12 alunos compreendendo seis períodos diferentes do curso, atualmente do quarto ao nono período. Discutiu-se os desafios enfrentados para a implantação de mudanças curriculares e adequação do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina. Como resultado obtém-se o diagnóstico das mudanças necessárias e sugestão diante da direção do curso para implantação de reformas curriculares
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501
10.34117/bjdv8n4-259
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46501/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 26652-26657
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 26652-26657
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 26652-26657
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645591471718400