Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Daniel Antunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Emanuele Mariano de Souza, Lima,Lucy Vieira da Silva, Miranda,Lays Nogueira, Vasconcelos,Eveline Lucena, Nagliate,Patrícia de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
id UNESP-8_c3c06ddd5f1f83e0dd0e2580daade3a2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000200437
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúdeEnsino-aprendizagemEducação SuperiorDocentesSaúdeO objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1177info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Daniel AntunesSantos,Emanuele Mariano de SouzaLima,Lucy Vieira da SilvaMiranda,Lays NogueiraVasconcelos,Eveline LucenaNagliate,Patrícia de Carvalhopor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200437Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
title Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
spellingShingle Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
Freitas,Daniel Antunes
Ensino-aprendizagem
Educação Superior
Docentes
Saúde
title_short Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
title_full Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
title_fullStr Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
title_full_unstemmed Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
title_sort Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
author Freitas,Daniel Antunes
author_facet Freitas,Daniel Antunes
Santos,Emanuele Mariano de Souza
Lima,Lucy Vieira da Silva
Miranda,Lays Nogueira
Vasconcelos,Eveline Lucena
Nagliate,Patrícia de Carvalho
author_role author
author2 Santos,Emanuele Mariano de Souza
Lima,Lucy Vieira da Silva
Miranda,Lays Nogueira
Vasconcelos,Eveline Lucena
Nagliate,Patrícia de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Daniel Antunes
Santos,Emanuele Mariano de Souza
Lima,Lucy Vieira da Silva
Miranda,Lays Nogueira
Vasconcelos,Eveline Lucena
Nagliate,Patrícia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Educação Superior
Docentes
Saúde
topic Ensino-aprendizagem
Educação Superior
Docentes
Saúde
description O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.1177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521800523776