Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. |
id |
UNESP-8_c3c06ddd5f1f83e0dd0e2580daade3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000200437 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúdeEnsino-aprendizagemEducação SuperiorDocentesSaúdeO objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1177info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Daniel AntunesSantos,Emanuele Mariano de SouzaLima,Lucy Vieira da SilvaMiranda,Lays NogueiraVasconcelos,Eveline LucenaNagliate,Patrícia de Carvalhopor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200437Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
title |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
spellingShingle |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde Freitas,Daniel Antunes Ensino-aprendizagem Educação Superior Docentes Saúde |
title_short |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
title_full |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
title_fullStr |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
title_sort |
Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde |
author |
Freitas,Daniel Antunes |
author_facet |
Freitas,Daniel Antunes Santos,Emanuele Mariano de Souza Lima,Lucy Vieira da Silva Miranda,Lays Nogueira Vasconcelos,Eveline Lucena Nagliate,Patrícia de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Emanuele Mariano de Souza Lima,Lucy Vieira da Silva Miranda,Lays Nogueira Vasconcelos,Eveline Lucena Nagliate,Patrícia de Carvalho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Daniel Antunes Santos,Emanuele Mariano de Souza Lima,Lucy Vieira da Silva Miranda,Lays Nogueira Vasconcelos,Eveline Lucena Nagliate,Patrícia de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Educação Superior Docentes Saúde |
topic |
Ensino-aprendizagem Educação Superior Docentes Saúde |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.1177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521800523776 |