Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Vinícius Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinheiro,Roseni, Miguez,Sâmia Feitoza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100151
Resumo: É nosso objetivo discutir a ação política da comunidade escolar como potência para a promoção da saúde nas escolas brasileiras de educação básica. Para tanto, refletimos sobre o significado do exercício da liberdade na promoção da saúde escolar à luz dos referenciais de ação, liberdade e educação, tributários da obra de Hannah Arendt, e do referencial de educação como prática da liberdade, tributário da obra de Paulo Freire. Conclui-se que a promoção da saúde escolar é parte do legado material e simbólico que a escola transmite por meio do processo educativo, e que a escola corresponde ao período em que assumimos a tarefa de preparar os novos para usufruir da liberdade da ação política.
id UNESP-8_d2035f67deb88940cfc1fed2388c5ba3
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100151
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolaresPromoção da saúde escolarEducaçãoLiberdadeÉ nosso objetivo discutir a ação política da comunidade escolar como potência para a promoção da saúde nas escolas brasileiras de educação básica. Para tanto, refletimos sobre o significado do exercício da liberdade na promoção da saúde escolar à luz dos referenciais de ação, liberdade e educação, tributários da obra de Hannah Arendt, e do referencial de educação como prática da liberdade, tributário da obra de Paulo Freire. Conclui-se que a promoção da saúde escolar é parte do legado material e simbólico que a escola transmite por meio do processo educativo, e que a escola corresponde ao período em que assumimos a tarefa de preparar os novos para usufruir da liberdade da ação política.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100151Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200035info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Vinícius AzevedoPinheiro,RoseniMiguez,Sâmia Feitozapor2021-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100151Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-01-06T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
title Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
spellingShingle Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
Machado,Vinícius Azevedo
Promoção da saúde escolar
Educação
Liberdade
title_short Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
title_full Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
title_fullStr Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
title_full_unstemmed Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
title_sort Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares
author Machado,Vinícius Azevedo
author_facet Machado,Vinícius Azevedo
Pinheiro,Roseni
Miguez,Sâmia Feitoza
author_role author
author2 Pinheiro,Roseni
Miguez,Sâmia Feitoza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Vinícius Azevedo
Pinheiro,Roseni
Miguez,Sâmia Feitoza
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde escolar
Educação
Liberdade
topic Promoção da saúde escolar
Educação
Liberdade
description É nosso objetivo discutir a ação política da comunidade escolar como potência para a promoção da saúde nas escolas brasileiras de educação básica. Para tanto, refletimos sobre o significado do exercício da liberdade na promoção da saúde escolar à luz dos referenciais de ação, liberdade e educação, tributários da obra de Hannah Arendt, e do referencial de educação como prática da liberdade, tributário da obra de Paulo Freire. Conclui-se que a promoção da saúde escolar é parte do legado material e simbólico que a escola transmite por meio do processo educativo, e que a escola corresponde ao período em que assumimos a tarefa de preparar os novos para usufruir da liberdade da ação política.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100151
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524574007296