Corpo e formação de professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000100009
Resumo: O texto resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar se e de que forma temáticas relacionadas ao corpo na contemporaneidade são abordadas por professores universitários de educação física de um curso de licenciatura. Foram utilizadas entrevistas e análise documental como técnicas de coleta de dados. Os resultados mostraram que assuntos relacionados à estética corporal são, em parte, contemplados na formação de professores de educação física, havendo diferenças na gênese da abordagem e no referencial teórico utilizado. Conclui-se que tais abordagens representam um avanço na formação de professores de educação física, mas que poderiam estar mais sistematicamente presentes, uma vez que estão diretamente ligadas à prática pedagógica do professor.
id UNESP-8_d7cb9d759b5b9ac7494e2a493dd638c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832009000100009
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Corpo e formação de professores de educação físicaImagem corporalEducação físicaFormação de ProfessoresPrática pedagógicaO texto resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar se e de que forma temáticas relacionadas ao corpo na contemporaneidade são abordadas por professores universitários de educação física de um curso de licenciatura. Foram utilizadas entrevistas e análise documental como técnicas de coleta de dados. Os resultados mostraram que assuntos relacionados à estética corporal são, em parte, contemplados na formação de professores de educação física, havendo diferenças na gênese da abordagem e no referencial teórico utilizado. Conclui-se que tais abordagens representam um avanço na formação de professores de educação física, mas que poderiam estar mais sistematicamente presentes, uma vez que estão diretamente ligadas à prática pedagógica do professor.UNESP2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000100009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.28 2009reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessLüdorf,Sílvia Maria Agattipor2012-03-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832009000100009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-03-13T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e formação de professores de educação física
title Corpo e formação de professores de educação física
spellingShingle Corpo e formação de professores de educação física
Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
Imagem corporal
Educação física
Formação de Professores
Prática pedagógica
title_short Corpo e formação de professores de educação física
title_full Corpo e formação de professores de educação física
title_fullStr Corpo e formação de professores de educação física
title_full_unstemmed Corpo e formação de professores de educação física
title_sort Corpo e formação de professores de educação física
author Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
author_facet Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem corporal
Educação física
Formação de Professores
Prática pedagógica
topic Imagem corporal
Educação física
Formação de Professores
Prática pedagógica
description O texto resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar se e de que forma temáticas relacionadas ao corpo na contemporaneidade são abordadas por professores universitários de educação física de um curso de licenciatura. Foram utilizadas entrevistas e análise documental como técnicas de coleta de dados. Os resultados mostraram que assuntos relacionados à estética corporal são, em parte, contemplados na formação de professores de educação física, havendo diferenças na gênese da abordagem e no referencial teórico utilizado. Conclui-se que tais abordagens representam um avanço na formação de professores de educação física, mas que poderiam estar mais sistematicamente presentes, uma vez que estão diretamente ligadas à prática pedagógica do professor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832009000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.28 2009
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518085419008