Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387 |
Resumo: | Este estudo se propôs a compreender a evolução temporal da educação e sua influência na saúde da população do Grande Bom Jardim (GBJ), Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, território marcado pela vulnerabilidade social. Baseou-se na abordagem qualitativa, com utilização de grupo focal e entrevista semiestruturada, aplicados a 45 participantes. Realizou-se análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização dos dados a partir da técnica de análise temática. Os resultados mostraram repercussão positiva na saúde do morador, decorrente da implementação de políticas sociais que reduziram o analfabetismo e propiciaram o avanço no acesso à escola, que possui papel fundamental na criação de ambientes saudáveis, na perspectiva da promoção da saúde. Entretanto, ainda há grande demanda pela educação de qualidade como veículo mediador de desenvolvimento do potencial humano. |
id |
UNESP-8_e52b60f6cf903f34d74940785dded7f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000501387 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicasSaúdeEducaçãoPolíticas públicasAlfabetizaçãoEste estudo se propôs a compreender a evolução temporal da educação e sua influência na saúde da população do Grande Bom Jardim (GBJ), Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, território marcado pela vulnerabilidade social. Baseou-se na abordagem qualitativa, com utilização de grupo focal e entrevista semiestruturada, aplicados a 45 participantes. Realizou-se análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização dos dados a partir da técnica de análise temática. Os resultados mostraram repercussão positiva na saúde do morador, decorrente da implementação de políticas sociais que reduziram o analfabetismo e propiciaram o avanço no acesso à escola, que possui papel fundamental na criação de ambientes saudáveis, na perspectiva da promoção da saúde. Entretanto, ainda há grande demanda pela educação de qualidade como veículo mediador de desenvolvimento do potencial humano.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0419info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Kelen GomesAndrade,Luiz Odorico Monteiro deAguiar,Jaina Bezerra deMoreira,Ana Ester Maria MeloFrota,Amanda Cavalcantepor2019-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000501387Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
title |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
spellingShingle |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas Ribeiro,Kelen Gomes Saúde Educação Políticas públicas Alfabetização |
title_short |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
title_full |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
title_fullStr |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
title_full_unstemmed |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
title_sort |
Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas |
author |
Ribeiro,Kelen Gomes |
author_facet |
Ribeiro,Kelen Gomes Andrade,Luiz Odorico Monteiro de Aguiar,Jaina Bezerra de Moreira,Ana Ester Maria Melo Frota,Amanda Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Andrade,Luiz Odorico Monteiro de Aguiar,Jaina Bezerra de Moreira,Ana Ester Maria Melo Frota,Amanda Cavalcante |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Kelen Gomes Andrade,Luiz Odorico Monteiro de Aguiar,Jaina Bezerra de Moreira,Ana Ester Maria Melo Frota,Amanda Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Educação Políticas públicas Alfabetização |
topic |
Saúde Educação Políticas públicas Alfabetização |
description |
Este estudo se propôs a compreender a evolução temporal da educação e sua influência na saúde da população do Grande Bom Jardim (GBJ), Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, território marcado pela vulnerabilidade social. Baseou-se na abordagem qualitativa, com utilização de grupo focal e entrevista semiestruturada, aplicados a 45 participantes. Realizou-se análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização dos dados a partir da técnica de análise temática. Os resultados mostraram repercussão positiva na saúde do morador, decorrente da implementação de políticas sociais que reduziram o analfabetismo e propiciaram o avanço no acesso à escola, que possui papel fundamental na criação de ambientes saudáveis, na perspectiva da promoção da saúde. Entretanto, ainda há grande demanda pela educação de qualidade como veículo mediador de desenvolvimento do potencial humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523426865152 |