Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Kelen Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade,Luiz Odorico Monteiro de, Aguiar,Jaina Bezerra de, Moreira,Ana Ester Maria Melo, Frota,Amanda Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387
Resumo: Este estudo se propôs a compreender a evolução temporal da educação e sua influência na saúde da população do Grande Bom Jardim (GBJ), Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, território marcado pela vulnerabilidade social. Baseou-se na abordagem qualitativa, com utilização de grupo focal e entrevista semiestruturada, aplicados a 45 participantes. Realizou-se análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização dos dados a partir da técnica de análise temática. Os resultados mostraram repercussão positiva na saúde do morador, decorrente da implementação de políticas sociais que reduziram o analfabetismo e propiciaram o avanço no acesso à escola, que possui papel fundamental na criação de ambientes saudáveis, na perspectiva da promoção da saúde. Entretanto, ainda há grande demanda pela educação de qualidade como veículo mediador de desenvolvimento do potencial humano.
id UNESP-8_e52b60f6cf903f34d74940785dded7f6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000501387
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicasSaúdeEducaçãoPolíticas públicasAlfabetizaçãoEste estudo se propôs a compreender a evolução temporal da educação e sua influência na saúde da população do Grande Bom Jardim (GBJ), Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, território marcado pela vulnerabilidade social. Baseou-se na abordagem qualitativa, com utilização de grupo focal e entrevista semiestruturada, aplicados a 45 participantes. Realizou-se análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização dos dados a partir da técnica de análise temática. Os resultados mostraram repercussão positiva na saúde do morador, decorrente da implementação de políticas sociais que reduziram o analfabetismo e propiciaram o avanço no acesso à escola, que possui papel fundamental na criação de ambientes saudáveis, na perspectiva da promoção da saúde. Entretanto, ainda há grande demanda pela educação de qualidade como veículo mediador de desenvolvimento do potencial humano.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0419info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Kelen GomesAndrade,Luiz Odorico Monteiro deAguiar,Jaina Bezerra deMoreira,Ana Ester Maria MeloFrota,Amanda Cavalcantepor2019-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000501387Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
title Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
spellingShingle Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
Ribeiro,Kelen Gomes
Saúde
Educação
Políticas públicas
Alfabetização
title_short Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
title_full Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
title_fullStr Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
title_full_unstemmed Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
title_sort Educação e saúde em uma região em situação de vulnerabilidade social: avanços e desafios para as políticas públicas
author Ribeiro,Kelen Gomes
author_facet Ribeiro,Kelen Gomes
Andrade,Luiz Odorico Monteiro de
Aguiar,Jaina Bezerra de
Moreira,Ana Ester Maria Melo
Frota,Amanda Cavalcante
author_role author
author2 Andrade,Luiz Odorico Monteiro de
Aguiar,Jaina Bezerra de
Moreira,Ana Ester Maria Melo
Frota,Amanda Cavalcante
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Kelen Gomes
Andrade,Luiz Odorico Monteiro de
Aguiar,Jaina Bezerra de
Moreira,Ana Ester Maria Melo
Frota,Amanda Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Educação
Políticas públicas
Alfabetização
topic Saúde
Educação
Políticas públicas
Alfabetização
description Este estudo se propôs a compreender a evolução temporal da educação e sua influência na saúde da população do Grande Bom Jardim (GBJ), Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, território marcado pela vulnerabilidade social. Baseou-se na abordagem qualitativa, com utilização de grupo focal e entrevista semiestruturada, aplicados a 45 participantes. Realizou-se análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização dos dados a partir da técnica de análise temática. Os resultados mostraram repercussão positiva na saúde do morador, decorrente da implementação de políticas sociais que reduziram o analfabetismo e propiciaram o avanço no acesso à escola, que possui papel fundamental na criação de ambientes saudáveis, na perspectiva da promoção da saúde. Entretanto, ainda há grande demanda pela educação de qualidade como veículo mediador de desenvolvimento do potencial humano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523426865152