Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imbrizi,Jaquelina Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kinker,Fernando Sfair, Azevedo,Adriana Barin de, Jurdi,Andrea Perosa Saigh
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300929
Resumo: A produção escrita de narrativas tem se apresentado como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, discutimos como os estudantes se apropriam desta atividade e como os professores estabelecem critérios para avaliar o material que substitui a prova. São apresentadas três experiências: o memorial; a biografia sobre o brincar e a história de vida dos usuários de um Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps). O método se baseou na escolha de trechos dos escritos dos estudantes de 2014 e posterior análise à luz de autores que discutem narrativas. Os dados produzidos apontam a importância de considerar o processo criativo na elaboração de um texto; a transitoriedade entre a verticalidade da história singular e a horizontalidade da cultura; e a reflexão acerca da constituição subjetiva no encontro com a diferença.
id UNESP-8_f434f0c189df5bf10966539841d3e25b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000300929
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúdeNarrativa de história de vidaProcessos de produção de subjetividadeFormação em saúdeA produção escrita de narrativas tem se apresentado como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, discutimos como os estudantes se apropriam desta atividade e como os professores estabelecem critérios para avaliar o material que substitui a prova. São apresentadas três experiências: o memorial; a biografia sobre o brincar e a história de vida dos usuários de um Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps). O método se baseou na escolha de trechos dos escritos dos estudantes de 2014 e posterior análise à luz de autores que discutem narrativas. Os dados produzidos apontam a importância de considerar o processo criativo na elaboração de um texto; a transitoriedade entre a verticalidade da história singular e a horizontalidade da cultura; e a reflexão acerca da constituição subjetiva no encontro com a diferença.UNESP2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300929Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0168info:eu-repo/semantics/openAccessImbrizi,Jaquelina MariaKinker,Fernando SfairAzevedo,Adriana Barin deJurdi,Andrea Perosa Saighpor2018-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000300929Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
title Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
spellingShingle Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
Imbrizi,Jaquelina Maria
Narrativa de história de vida
Processos de produção de subjetividade
Formação em saúde
title_short Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
title_full Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
title_fullStr Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
title_full_unstemmed Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
title_sort Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde
author Imbrizi,Jaquelina Maria
author_facet Imbrizi,Jaquelina Maria
Kinker,Fernando Sfair
Azevedo,Adriana Barin de
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
author_role author
author2 Kinker,Fernando Sfair
Azevedo,Adriana Barin de
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Imbrizi,Jaquelina Maria
Kinker,Fernando Sfair
Azevedo,Adriana Barin de
Jurdi,Andrea Perosa Saigh
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa de história de vida
Processos de produção de subjetividade
Formação em saúde
topic Narrativa de história de vida
Processos de produção de subjetividade
Formação em saúde
description A produção escrita de narrativas tem se apresentado como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, discutimos como os estudantes se apropriam desta atividade e como os professores estabelecem critérios para avaliar o material que substitui a prova. São apresentadas três experiências: o memorial; a biografia sobre o brincar e a história de vida dos usuários de um Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps). O método se baseou na escolha de trechos dos escritos dos estudantes de 2014 e posterior análise à luz de autores que discutem narrativas. Os dados produzidos apontam a importância de considerar o processo criativo na elaboração de um texto; a transitoriedade entre a verticalidade da história singular e a horizontalidade da cultura; e a reflexão acerca da constituição subjetiva no encontro com a diferença.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300929
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523383873536