Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100189 |
Resumo: | Este ensaio apresenta uma reflexão de autores implicados no debate da formação profissional em saúde. O texto discute, com referencial pós-estruturalista, as fronteiras da formação como uma abertura às forças do acontecimento, sustentando que a aprendizagem se dá não apenas por linhas institucionais formais, mas na força dos encontros e das derivas. São os fatores de exposição à diferença que dão consistência à figura de uma ‘pedagogia’ da vulnerabilidade. Colocam-se em questão as amarras das políticas de regulação do ensino da saúde em contraponto com brechas dos processos formativos que ocorrem no cotidiano. O texto aponta a potência de uma proposta de formação em saúde que esteja comprometida ética e politicamente com a vida enquanto devir e acontecimento. |
id |
UNESP-8_f6afefed35bd0274846e5d213e438547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000100189 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidadeEducaçãoSaúdeFormaçãoDevirEste ensaio apresenta uma reflexão de autores implicados no debate da formação profissional em saúde. O texto discute, com referencial pós-estruturalista, as fronteiras da formação como uma abertura às forças do acontecimento, sustentando que a aprendizagem se dá não apenas por linhas institucionais formais, mas na força dos encontros e das derivas. São os fatores de exposição à diferença que dão consistência à figura de uma ‘pedagogia’ da vulnerabilidade. Colocam-se em questão as amarras das políticas de regulação do ensino da saúde em contraponto com brechas dos processos formativos que ocorrem no cotidiano. O texto aponta a potência de uma proposta de formação em saúde que esteja comprometida ética e politicamente com a vida enquanto devir e acontecimento.UNESP2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100189Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.64 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0697info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Simone EdiRatto,Cleber Gibbonpor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000100189Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-09-04T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
title |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
spellingShingle |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade Chaves,Simone Edi Educação Saúde Formação Devir |
title_short |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
title_full |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
title_fullStr |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
title_full_unstemmed |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
title_sort |
Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade |
author |
Chaves,Simone Edi |
author_facet |
Chaves,Simone Edi Ratto,Cleber Gibbon |
author_role |
author |
author2 |
Ratto,Cleber Gibbon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves,Simone Edi Ratto,Cleber Gibbon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Saúde Formação Devir |
topic |
Educação Saúde Formação Devir |
description |
Este ensaio apresenta uma reflexão de autores implicados no debate da formação profissional em saúde. O texto discute, com referencial pós-estruturalista, as fronteiras da formação como uma abertura às forças do acontecimento, sustentando que a aprendizagem se dá não apenas por linhas institucionais formais, mas na força dos encontros e das derivas. São os fatores de exposição à diferença que dão consistência à figura de uma ‘pedagogia’ da vulnerabilidade. Colocam-se em questão as amarras das políticas de regulação do ensino da saúde em contraponto com brechas dos processos formativos que ocorrem no cotidiano. O texto aponta a potência de uma proposta de formação em saúde que esteja comprometida ética e politicamente com a vida enquanto devir e acontecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100189 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.64 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522943471616 |