A formação em pesquisa do professor de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Crislane Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5311
Resumo: Refletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação bem como acerca da importância da pesquisa durante as atividades de estágio supervisionado. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos acerca da orientação teórica relativa à pesquisa educacional com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos tendo como foco o ensino de História. Desafios e resultados positivos mesclam-se na execução de uma proposta formativa como esta.
id UNESPAR_89525d39a588819b4de3703537794fa4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5311
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling A formação em pesquisa do professor de históriaRefletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação bem como acerca da importância da pesquisa durante as atividades de estágio supervisionado. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos acerca da orientação teórica relativa à pesquisa educacional com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos tendo como foco o ensino de História. Desafios e resultados positivos mesclam-se na execução de uma proposta formativa como esta.Universidade Estadual do Paraná2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/531110.33871/nupem.v3i5.82Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 73-92Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 73-92Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 73-922176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5311/3339Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa2022-06-02T22:08:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5311Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:14Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação em pesquisa do professor de história
title A formação em pesquisa do professor de história
spellingShingle A formação em pesquisa do professor de história
Azevedo, Crislane Barbosa
title_short A formação em pesquisa do professor de história
title_full A formação em pesquisa do professor de história
title_fullStr A formação em pesquisa do professor de história
title_full_unstemmed A formação em pesquisa do professor de história
title_sort A formação em pesquisa do professor de história
author Azevedo, Crislane Barbosa
author_facet Azevedo, Crislane Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa
description Refletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação bem como acerca da importância da pesquisa durante as atividades de estágio supervisionado. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos acerca da orientação teórica relativa à pesquisa educacional com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos tendo como foco o ensino de História. Desafios e resultados positivos mesclam-se na execução de uma proposta formativa como esta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5311
10.33871/nupem.v3i5.82
url https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5311
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v3i5.82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5311/3339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 73-92
Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 73-92
Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 73-92
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com
_version_ 1813087640917901312