Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Crislane Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457
Resumo: Ao considerarmos a complexidade como marca da docência e com base, sobretudo, em pesquisa bibliográfica, questionamos e discutimos acerca dos saberes necessários ao profissional da docência em História, tanto no período da sua formação inicial quanto no momento do efetivo exercício da profissão em sala de aula. Refletimos sobre diferentes concepções de currículo e relacionamos diferentes saberes necessários à docência com práticas didáticas, a exemplo de ações baseadas na utilização de diferentes linguagens, as quais exigem do docente domínio teórico e metodológico específico, o que nos remete à importância do domínio de diferentes saberes.
id UNESPAR_ac8edaca6c2a77d36ab103f3e667a504
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5457
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aulaAo considerarmos a complexidade como marca da docência e com base, sobretudo, em pesquisa bibliográfica, questionamos e discutimos acerca dos saberes necessários ao profissional da docência em História, tanto no período da sua formação inicial quanto no momento do efetivo exercício da profissão em sala de aula. Refletimos sobre diferentes concepções de currículo e relacionamos diferentes saberes necessários à docência com práticas didáticas, a exemplo de ações baseadas na utilização de diferentes linguagens, as quais exigem do docente domínio teórico e metodológico específico, o que nos remete à importância do domínio de diferentes saberes.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/545710.33871/nupem.v7i13.277Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-1912176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457/3485Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5457Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
title Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
spellingShingle Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
Azevedo, Crislane Barbosa
title_short Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
title_full Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
title_fullStr Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
title_full_unstemmed Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
title_sort Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
author Azevedo, Crislane Barbosa
author_facet Azevedo, Crislane Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa
description Ao considerarmos a complexidade como marca da docência e com base, sobretudo, em pesquisa bibliográfica, questionamos e discutimos acerca dos saberes necessários ao profissional da docência em História, tanto no período da sua formação inicial quanto no momento do efetivo exercício da profissão em sala de aula. Refletimos sobre diferentes concepções de currículo e relacionamos diferentes saberes necessários à docência com práticas didáticas, a exemplo de ações baseadas na utilização de diferentes linguagens, as quais exigem do docente domínio teórico e metodológico específico, o que nos remete à importância do domínio de diferentes saberes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457
10.33871/nupem.v7i13.277
url https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v7i13.277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457/3485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191
Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191
Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com
_version_ 1813087641328943104