Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457 |
Resumo: | Ao considerarmos a complexidade como marca da docência e com base, sobretudo, em pesquisa bibliográfica, questionamos e discutimos acerca dos saberes necessários ao profissional da docência em História, tanto no período da sua formação inicial quanto no momento do efetivo exercício da profissão em sala de aula. Refletimos sobre diferentes concepções de currículo e relacionamos diferentes saberes necessários à docência com práticas didáticas, a exemplo de ações baseadas na utilização de diferentes linguagens, as quais exigem do docente domínio teórico e metodológico específico, o que nos remete à importância do domínio de diferentes saberes. |
id |
UNESPAR_ac8edaca6c2a77d36ab103f3e667a504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5457 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aulaAo considerarmos a complexidade como marca da docência e com base, sobretudo, em pesquisa bibliográfica, questionamos e discutimos acerca dos saberes necessários ao profissional da docência em História, tanto no período da sua formação inicial quanto no momento do efetivo exercício da profissão em sala de aula. Refletimos sobre diferentes concepções de currículo e relacionamos diferentes saberes necessários à docência com práticas didáticas, a exemplo de ações baseadas na utilização de diferentes linguagens, as quais exigem do docente domínio teórico e metodológico específico, o que nos remete à importância do domínio de diferentes saberes.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/545710.33871/nupem.v7i13.277Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-1912176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457/3485Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5457Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
spellingShingle |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula Azevedo, Crislane Barbosa |
title_short |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_full |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_fullStr |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_sort |
Saberes docentes do professor de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
author |
Azevedo, Crislane Barbosa |
author_facet |
Azevedo, Crislane Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Crislane Barbosa |
description |
Ao considerarmos a complexidade como marca da docência e com base, sobretudo, em pesquisa bibliográfica, questionamos e discutimos acerca dos saberes necessários ao profissional da docência em História, tanto no período da sua formação inicial quanto no momento do efetivo exercício da profissão em sala de aula. Refletimos sobre diferentes concepções de currículo e relacionamos diferentes saberes necessários à docência com práticas didáticas, a exemplo de ações baseadas na utilização de diferentes linguagens, as quais exigem do docente domínio teórico e metodológico específico, o que nos remete à importância do domínio de diferentes saberes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457 10.33871/nupem.v7i13.277 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v7i13.277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5457/3485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Crislane Barbosa Azevedo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191 Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191 Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 169-191 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com |
_version_ |
1813087641328943104 |