Estratégias de marketing das empresas do segmento de segurança e defesa brasileiro
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/607 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar e avaliar as práticas e as estratégias de marketing postas em prática pelas empresas pertencentes ao segmento de segurança e defesa brasileiro. Elaborou-se um protocolo para o estudo de caso e um questionário formado por perguntas fechadas, submetido a todos dirigentes das empresas filiadas a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. Foi utilizada a análise de conteúdo para tratar as respostas obtidas de 19 executivos e os resultados possibilitaram identificar o perfil das empresas respondentes, no que tange ao porte da organização, composição do capital, principais clientes e estratégia adotada. Os achados apontam que as organizações estudadas, em sua maioria, são pequenas e médias empresas, de capital fechado; priorizam como estratégia a rápida inovação e o serviço superior; tendem a dar prioridade em seu orçamento de comunicação a investimentos em marketing direto e em eventos de lançamento, e têm como principal parceiro comercial o governo brasileiro, cujo grau de satisfação foi considerado elevado pelos executivos. Levando-se em conta o diminuto quantitativo de estudos desta natureza realizados no Brasil, o trabalho pode ser considerado relevante, na medida em que possibilita a compreensão dos aspectos específicos de marketing do segmento em estudo. |
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Estratégias de marketing das empresas do segmento de segurança e defesa brasileiroCiências Sociais Aplicadas; Administração e Ciências Contábeis.Indústria de Defesa; Estratégias; Marketing.O objetivo deste estudo foi identificar e avaliar as práticas e as estratégias de marketing postas em prática pelas empresas pertencentes ao segmento de segurança e defesa brasileiro. Elaborou-se um protocolo para o estudo de caso e um questionário formado por perguntas fechadas, submetido a todos dirigentes das empresas filiadas a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. Foi utilizada a análise de conteúdo para tratar as respostas obtidas de 19 executivos e os resultados possibilitaram identificar o perfil das empresas respondentes, no que tange ao porte da organização, composição do capital, principais clientes e estratégia adotada. Os achados apontam que as organizações estudadas, em sua maioria, são pequenas e médias empresas, de capital fechado; priorizam como estratégia a rápida inovação e o serviço superior; tendem a dar prioridade em seu orçamento de comunicação a investimentos em marketing direto e em eventos de lançamento, e têm como principal parceiro comercial o governo brasileiro, cujo grau de satisfação foi considerado elevado pelos executivos. Levando-se em conta o diminuto quantitativo de estudos desta natureza realizados no Brasil, o trabalho pode ser considerado relevante, na medida em que possibilita a compreensão dos aspectos específicos de marketing do segmento em estudo.Revista UniabeuQuintal, Renato SantiagoCondé, Robson Augusto DainezCosta, Thiago de AbreuBarcellos, Leonardo PortugalMachado Neto, Manoel Marcondes2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/607Revista Uniabeu; v. 5, n. 11 (2012): Revista UNIABEU; 219-2432179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/607/pdf_273info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-24T16:13:44Zoai:ojs2.abeu.local:article/607Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-12-24T16:13:44Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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