MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Handilany Thamiris de Araújo Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Pâmela Castro, Costa, Fernanda de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3736
Resumo: A parasitologia é um conteúdo de grande relevância no ensino de Biologia, pois aborda conhecimentos que são relevantes dentro e fora do ambiente escolar. Os estudantes devem compreender aspectos deste conteúdo como uma possibilidade efetiva de favorecer a promoção e manutenção da saúde. Apesar desta relevância verificamos dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo, sendo necessário, pensar em metodologias alternativas para contribuir para a aprendizagem deste conteúdo. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar a contribuição de um jogo de memória, inserido em uma sequência didática, nos processos de ensino e aprendizagem de parasitologia. O estudo foi realizado com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola Pública de Minas Gerais. Verificamos que a utilização de metodologias alternativas é uma possibilidade efetiva para o ensino de parasitologia, é preciso ainda favorecer o ensino de parasitologia nas escolas básicas, já que o mesmo é de grande relevância.
id UNIABEU-1_2c524a08abff45996c0a6d013ca2069c
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3736
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOCiências Humanas. Ciências BiológicasEnsino de parasitologia. Metodologias alternativas. Jogos no ensino. Memória parasitológica.A parasitologia é um conteúdo de grande relevância no ensino de Biologia, pois aborda conhecimentos que são relevantes dentro e fora do ambiente escolar. Os estudantes devem compreender aspectos deste conteúdo como uma possibilidade efetiva de favorecer a promoção e manutenção da saúde. Apesar desta relevância verificamos dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo, sendo necessário, pensar em metodologias alternativas para contribuir para a aprendizagem deste conteúdo. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar a contribuição de um jogo de memória, inserido em uma sequência didática, nos processos de ensino e aprendizagem de parasitologia. O estudo foi realizado com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola Pública de Minas Gerais. Verificamos que a utilização de metodologias alternativas é uma possibilidade efetiva para o ensino de parasitologia, é preciso ainda favorecer o ensino de parasitologia nas escolas básicas, já que o mesmo é de grande relevância.Revista UniabeuFAPEMIGde Oliveira, Handilany Thamiris de Araújo SouzaRibeiro, Pâmela CastroCosta, Fernanda de Jesus2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3736Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 199-2102179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3736/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T00:24:58Zoai:ojs2.abeu.local:article/3736Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-06-30T00:24:58Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
de Oliveira, Handilany Thamiris de Araújo Souza
Ciências Humanas. Ciências Biológicas
Ensino de parasitologia. Metodologias alternativas. Jogos no ensino. Memória parasitológica.
title_short MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_full MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_sort MEMÓRIA PARASITOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
author de Oliveira, Handilany Thamiris de Araújo Souza
author_facet de Oliveira, Handilany Thamiris de Araújo Souza
Ribeiro, Pâmela Castro
Costa, Fernanda de Jesus
author_role author
author2 Ribeiro, Pâmela Castro
Costa, Fernanda de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Handilany Thamiris de Araújo Souza
Ribeiro, Pâmela Castro
Costa, Fernanda de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas. Ciências Biológicas
Ensino de parasitologia. Metodologias alternativas. Jogos no ensino. Memória parasitológica.
topic Ciências Humanas. Ciências Biológicas
Ensino de parasitologia. Metodologias alternativas. Jogos no ensino. Memória parasitológica.
description A parasitologia é um conteúdo de grande relevância no ensino de Biologia, pois aborda conhecimentos que são relevantes dentro e fora do ambiente escolar. Os estudantes devem compreender aspectos deste conteúdo como uma possibilidade efetiva de favorecer a promoção e manutenção da saúde. Apesar desta relevância verificamos dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo, sendo necessário, pensar em metodologias alternativas para contribuir para a aprendizagem deste conteúdo. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar a contribuição de um jogo de memória, inserido em uma sequência didática, nos processos de ensino e aprendizagem de parasitologia. O estudo foi realizado com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola Pública de Minas Gerais. Verificamos que a utilização de metodologias alternativas é uma possibilidade efetiva para o ensino de parasitologia, é preciso ainda favorecer o ensino de parasitologia nas escolas básicas, já que o mesmo é de grande relevância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3736
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3736/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 199-210
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819468263424