A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/84 |
Resumo: | No processo de interpretação e compreensão de um texto, os leitores desempenham papel ativo através do acionamento de esquemas mentais e inferências a fim de construir novos conhecimentos e atribuir significado ao mesmo. O principal objetivo deste trabalho é verificar como os conhecimentos dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio-Técnico do Curso de Telecomunicações de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro são ativados durante o processo de leitura, tendo como base a Teoria dos Esquemas Mentais e a produção de inferências. Os dados coletados para esta pesquisa são oriundos de um experimento realizado em um curso ministrado a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, cujo objetivo é o desenvolvimento da habilidade de leitura. Tais dados são analisados de forma qualitativa. Palavras-chave: Leitura, Esquemas Mentais, Inferências |
id |
UNIABEU-1_637fbf3a78e69720b20e571bf082b8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/84 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de casoLetras; Linguistica; TecnologiaLetras; Linguistica; TecnologiaNo processo de interpretação e compreensão de um texto, os leitores desempenham papel ativo através do acionamento de esquemas mentais e inferências a fim de construir novos conhecimentos e atribuir significado ao mesmo. O principal objetivo deste trabalho é verificar como os conhecimentos dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio-Técnico do Curso de Telecomunicações de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro são ativados durante o processo de leitura, tendo como base a Teoria dos Esquemas Mentais e a produção de inferências. Os dados coletados para esta pesquisa são oriundos de um experimento realizado em um curso ministrado a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, cujo objetivo é o desenvolvimento da habilidade de leitura. Tais dados são analisados de forma qualitativa. Palavras-chave: Leitura, Esquemas Mentais, InferênciasRevista UniabeuFragoso, Luane da Costa Pinto Lins2011-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/84Revista Uniabeu; v. 4, n. 6 (2011); 73-822179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/84/187info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-19T13:39:15Zoai:ojs2.abeu.local:article/84Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2011-04-19T13:39:15Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
title |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
spellingShingle |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso Fragoso, Luane da Costa Pinto Lins Letras; Linguistica; Tecnologia Letras; Linguistica; Tecnologia |
title_short |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
title_full |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
title_fullStr |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
title_sort |
A ativação dos esquemas mentais e inferências no processo de leitura: um estudo de caso |
author |
Fragoso, Luane da Costa Pinto Lins |
author_facet |
Fragoso, Luane da Costa Pinto Lins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fragoso, Luane da Costa Pinto Lins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguistica; Tecnologia Letras; Linguistica; Tecnologia |
topic |
Letras; Linguistica; Tecnologia Letras; Linguistica; Tecnologia |
description |
No processo de interpretação e compreensão de um texto, os leitores desempenham papel ativo através do acionamento de esquemas mentais e inferências a fim de construir novos conhecimentos e atribuir significado ao mesmo. O principal objetivo deste trabalho é verificar como os conhecimentos dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio-Técnico do Curso de Telecomunicações de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro são ativados durante o processo de leitura, tendo como base a Teoria dos Esquemas Mentais e a produção de inferências. Os dados coletados para esta pesquisa são oriundos de um experimento realizado em um curso ministrado a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, cujo objetivo é o desenvolvimento da habilidade de leitura. Tais dados são analisados de forma qualitativa. Palavras-chave: Leitura, Esquemas Mentais, Inferências |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/84 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/84/187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 4, n. 6 (2011); 73-82 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820850286592 |