Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Angelo, Cecília Quintanilha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Abdalla, Márcio Moutinho, Motta, Gustavo da Silva, Oliveira, Murilo Alvarenga, Garcia, Pauli Adriano de Almada, Leal Júnior, Ilton Curty
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936
Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o relacionamento causal na mensuração da qualidade de serviços eletrônicos. Os construtos de qualidade serão tratados como antecedentes dos quatro tipos de lealdade propostos por Harris e Goode (2004). Para verificar o relacionamento causal, são feitos testes de hipóteses considerando-se uma modelagem por equações estruturais, ajustadas por mínimos quadrados parciais – para se evitar os efeitos de multicolinearidade. Como resultados, verificou-se que das 16 hipóteses levantadas, apenas cinco não foram rejeitadas. Este resultado sugere que é importante se ter cuidado no uso dessas relações causais no contexto brasileiro.
id UNIABEU-1_649a9556b298f1183ae169c561daa97b
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/936
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação EmpíricaCiências Sociais Aplicadas; Administração; Administração MercadológicaMensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais.O objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o relacionamento causal na mensuração da qualidade de serviços eletrônicos. Os construtos de qualidade serão tratados como antecedentes dos quatro tipos de lealdade propostos por Harris e Goode (2004). Para verificar o relacionamento causal, são feitos testes de hipóteses considerando-se uma modelagem por equações estruturais, ajustadas por mínimos quadrados parciais – para se evitar os efeitos de multicolinearidade. Como resultados, verificou-se que das 16 hipóteses levantadas, apenas cinco não foram rejeitadas. Este resultado sugere que é importante se ter cuidado no uso dessas relações causais no contexto brasileiro.Revista UniabeuD'Angelo, Cecília QuintanilhaAbdalla, Márcio MoutinhoMotta, Gustavo da SilvaOliveira, Murilo AlvarengaGarcia, Pauli Adriano de AlmadaLeal Júnior, Ilton Curty2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 88-1042179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936/pdf_6info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T18:54:24Zoai:ojs2.abeu.local:article/936Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-08-01T18:54:24Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
title Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
spellingShingle Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
D'Angelo, Cecília Quintanilha
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração Mercadológica
Mensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais.
title_short Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
title_full Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
title_fullStr Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
title_full_unstemmed Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
title_sort Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
author D'Angelo, Cecília Quintanilha
author_facet D'Angelo, Cecília Quintanilha
Abdalla, Márcio Moutinho
Motta, Gustavo da Silva
Oliveira, Murilo Alvarenga
Garcia, Pauli Adriano de Almada
Leal Júnior, Ilton Curty
author_role author
author2 Abdalla, Márcio Moutinho
Motta, Gustavo da Silva
Oliveira, Murilo Alvarenga
Garcia, Pauli Adriano de Almada
Leal Júnior, Ilton Curty
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Angelo, Cecília Quintanilha
Abdalla, Márcio Moutinho
Motta, Gustavo da Silva
Oliveira, Murilo Alvarenga
Garcia, Pauli Adriano de Almada
Leal Júnior, Ilton Curty
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração Mercadológica
Mensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais.
topic Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração Mercadológica
Mensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais.
description O objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o relacionamento causal na mensuração da qualidade de serviços eletrônicos. Os construtos de qualidade serão tratados como antecedentes dos quatro tipos de lealdade propostos por Harris e Goode (2004). Para verificar o relacionamento causal, são feitos testes de hipóteses considerando-se uma modelagem por equações estruturais, ajustadas por mínimos quadrados parciais – para se evitar os efeitos de multicolinearidade. Como resultados, verificou-se que das 16 hipóteses levantadas, apenas cinco não foram rejeitadas. Este resultado sugere que é importante se ter cuidado no uso dessas relações causais no contexto brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936/pdf_6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 88-104
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170818816049152