Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o relacionamento causal na mensuração da qualidade de serviços eletrônicos. Os construtos de qualidade serão tratados como antecedentes dos quatro tipos de lealdade propostos por Harris e Goode (2004). Para verificar o relacionamento causal, são feitos testes de hipóteses considerando-se uma modelagem por equações estruturais, ajustadas por mínimos quadrados parciais – para se evitar os efeitos de multicolinearidade. Como resultados, verificou-se que das 16 hipóteses levantadas, apenas cinco não foram rejeitadas. Este resultado sugere que é importante se ter cuidado no uso dessas relações causais no contexto brasileiro. |
id |
UNIABEU-1_649a9556b298f1183ae169c561daa97b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/936 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação EmpíricaCiências Sociais Aplicadas; Administração; Administração MercadológicaMensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais.O objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o relacionamento causal na mensuração da qualidade de serviços eletrônicos. Os construtos de qualidade serão tratados como antecedentes dos quatro tipos de lealdade propostos por Harris e Goode (2004). Para verificar o relacionamento causal, são feitos testes de hipóteses considerando-se uma modelagem por equações estruturais, ajustadas por mínimos quadrados parciais – para se evitar os efeitos de multicolinearidade. Como resultados, verificou-se que das 16 hipóteses levantadas, apenas cinco não foram rejeitadas. Este resultado sugere que é importante se ter cuidado no uso dessas relações causais no contexto brasileiro.Revista UniabeuD'Angelo, Cecília QuintanilhaAbdalla, Márcio MoutinhoMotta, Gustavo da SilvaOliveira, Murilo AlvarengaGarcia, Pauli Adriano de AlmadaLeal Júnior, Ilton Curty2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 88-1042179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936/pdf_6info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T18:54:24Zoai:ojs2.abeu.local:article/936Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-08-01T18:54:24Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
title |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
spellingShingle |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica D'Angelo, Cecília Quintanilha Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração Mercadológica Mensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais. |
title_short |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
title_full |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
title_fullStr |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
title_full_unstemmed |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
title_sort |
Mensuração da Qualidade de Serviços Eletrônicos: Uma Avaliação Empírica |
author |
D'Angelo, Cecília Quintanilha |
author_facet |
D'Angelo, Cecília Quintanilha Abdalla, Márcio Moutinho Motta, Gustavo da Silva Oliveira, Murilo Alvarenga Garcia, Pauli Adriano de Almada Leal Júnior, Ilton Curty |
author_role |
author |
author2 |
Abdalla, Márcio Moutinho Motta, Gustavo da Silva Oliveira, Murilo Alvarenga Garcia, Pauli Adriano de Almada Leal Júnior, Ilton Curty |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Angelo, Cecília Quintanilha Abdalla, Márcio Moutinho Motta, Gustavo da Silva Oliveira, Murilo Alvarenga Garcia, Pauli Adriano de Almada Leal Júnior, Ilton Curty |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração Mercadológica Mensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração Mercadológica Mensuração da Qualidade; Serviços Eletrônicos; Mínimos Quadrados Parciais. |
description |
O objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o relacionamento causal na mensuração da qualidade de serviços eletrônicos. Os construtos de qualidade serão tratados como antecedentes dos quatro tipos de lealdade propostos por Harris e Goode (2004). Para verificar o relacionamento causal, são feitos testes de hipóteses considerando-se uma modelagem por equações estruturais, ajustadas por mínimos quadrados parciais – para se evitar os efeitos de multicolinearidade. Como resultados, verificou-se que das 16 hipóteses levantadas, apenas cinco não foram rejeitadas. Este resultado sugere que é importante se ter cuidado no uso dessas relações causais no contexto brasileiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/936/pdf_6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 88-104 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170818816049152 |