A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Kátia Regina Xavier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Mayara Hellen Silva de, Souza, Michele Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572
Resumo: A pesquisa que deu origem a este artigo defende a ideia de que o enriquecimento curricular é benéfico para todos os estudantes. Esse enriquecimento tem a finalidade de identificar talentos e desenvolver habilidades acadêmicas em diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Este artigo apresenta os resultados de um Grupo Focal (GF) realizado com 7 monitores que atuaram em um curso de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas (DHA) promovido por uma instituição privada de ensino superior localizada na Baixada Fluminense entre os anos de 2012 e 2013. Desta forma, objetiva-se analisar os efeitos da participação dos monitores no DHA para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a antecipação de situações didáticas proporcionou o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas inerentes à profissão. Além disso, durante as situações de simulação, nos encontros de capacitação, os estudantes tiveram várias oportunidades de desenvolver o raciocínio pedagógico, com foco em conteúdos de ordem generalista. Face os resultados apresentados, pode-se dizer que o DHA constituiu um profícuo espaço de formação para os monitores, na medida em que proporcionou oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais que integram as bases de conhecimento para a docência.
id UNIABEU-1_72b0dcb29126068c599ad2510e6ad23a
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1572
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULARSaúde; Ciências Humanas; Educaçãoprogramas de enriquecimento; formação de professores, educação físicaA pesquisa que deu origem a este artigo defende a ideia de que o enriquecimento curricular é benéfico para todos os estudantes. Esse enriquecimento tem a finalidade de identificar talentos e desenvolver habilidades acadêmicas em diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Este artigo apresenta os resultados de um Grupo Focal (GF) realizado com 7 monitores que atuaram em um curso de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas (DHA) promovido por uma instituição privada de ensino superior localizada na Baixada Fluminense entre os anos de 2012 e 2013. Desta forma, objetiva-se analisar os efeitos da participação dos monitores no DHA para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a antecipação de situações didáticas proporcionou o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas inerentes à profissão. Além disso, durante as situações de simulação, nos encontros de capacitação, os estudantes tiveram várias oportunidades de desenvolver o raciocínio pedagógico, com foco em conteúdos de ordem generalista. Face os resultados apresentados, pode-se dizer que o DHA constituiu um profícuo espaço de formação para os monitores, na medida em que proporcionou oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais que integram as bases de conhecimento para a docência.Revista UniabeuPrograma de Apoio à Pesquisa (PROAPE/UNIABEU)da Silva, Kátia Regina XavierOliveira, Mayara Hellen Silva deSouza, Michele Marques de2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572Revista Uniabeu; v. 7, n. 17 (2014): Revista UNIABEU; 14-282179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572/pdf_120info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-31T13:00:31Zoai:ojs2.abeu.local:article/1572Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2014-12-31T13:00:31Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
title A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
spellingShingle A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
da Silva, Kátia Regina Xavier
Saúde; Ciências Humanas; Educação
programas de enriquecimento; formação de professores, educação física
title_short A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
title_full A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
title_fullStr A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
title_full_unstemmed A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
title_sort A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
author da Silva, Kátia Regina Xavier
author_facet da Silva, Kátia Regina Xavier
Oliveira, Mayara Hellen Silva de
Souza, Michele Marques de
author_role author
author2 Oliveira, Mayara Hellen Silva de
Souza, Michele Marques de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Apoio à Pesquisa (PROAPE/UNIABEU)
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Kátia Regina Xavier
Oliveira, Mayara Hellen Silva de
Souza, Michele Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde; Ciências Humanas; Educação
programas de enriquecimento; formação de professores, educação física
topic Saúde; Ciências Humanas; Educação
programas de enriquecimento; formação de professores, educação física
description A pesquisa que deu origem a este artigo defende a ideia de que o enriquecimento curricular é benéfico para todos os estudantes. Esse enriquecimento tem a finalidade de identificar talentos e desenvolver habilidades acadêmicas em diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Este artigo apresenta os resultados de um Grupo Focal (GF) realizado com 7 monitores que atuaram em um curso de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas (DHA) promovido por uma instituição privada de ensino superior localizada na Baixada Fluminense entre os anos de 2012 e 2013. Desta forma, objetiva-se analisar os efeitos da participação dos monitores no DHA para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a antecipação de situações didáticas proporcionou o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas inerentes à profissão. Além disso, durante as situações de simulação, nos encontros de capacitação, os estudantes tiveram várias oportunidades de desenvolver o raciocínio pedagógico, com foco em conteúdos de ordem generalista. Face os resultados apresentados, pode-se dizer que o DHA constituiu um profícuo espaço de formação para os monitores, na medida em que proporcionou oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais que integram as bases de conhecimento para a docência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572/pdf_120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 7, n. 17 (2014): Revista UNIABEU; 14-28
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820839800832