A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572 |
Resumo: | A pesquisa que deu origem a este artigo defende a ideia de que o enriquecimento curricular é benéfico para todos os estudantes. Esse enriquecimento tem a finalidade de identificar talentos e desenvolver habilidades acadêmicas em diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Este artigo apresenta os resultados de um Grupo Focal (GF) realizado com 7 monitores que atuaram em um curso de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas (DHA) promovido por uma instituição privada de ensino superior localizada na Baixada Fluminense entre os anos de 2012 e 2013. Desta forma, objetiva-se analisar os efeitos da participação dos monitores no DHA para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a antecipação de situações didáticas proporcionou o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas inerentes à profissão. Além disso, durante as situações de simulação, nos encontros de capacitação, os estudantes tiveram várias oportunidades de desenvolver o raciocínio pedagógico, com foco em conteúdos de ordem generalista. Face os resultados apresentados, pode-se dizer que o DHA constituiu um profícuo espaço de formação para os monitores, na medida em que proporcionou oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais que integram as bases de conhecimento para a docência. |
id |
UNIABEU-1_72b0dcb29126068c599ad2510e6ad23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1572 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULARSaúde; Ciências Humanas; Educaçãoprogramas de enriquecimento; formação de professores, educação físicaA pesquisa que deu origem a este artigo defende a ideia de que o enriquecimento curricular é benéfico para todos os estudantes. Esse enriquecimento tem a finalidade de identificar talentos e desenvolver habilidades acadêmicas em diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Este artigo apresenta os resultados de um Grupo Focal (GF) realizado com 7 monitores que atuaram em um curso de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas (DHA) promovido por uma instituição privada de ensino superior localizada na Baixada Fluminense entre os anos de 2012 e 2013. Desta forma, objetiva-se analisar os efeitos da participação dos monitores no DHA para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a antecipação de situações didáticas proporcionou o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas inerentes à profissão. Além disso, durante as situações de simulação, nos encontros de capacitação, os estudantes tiveram várias oportunidades de desenvolver o raciocínio pedagógico, com foco em conteúdos de ordem generalista. Face os resultados apresentados, pode-se dizer que o DHA constituiu um profícuo espaço de formação para os monitores, na medida em que proporcionou oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais que integram as bases de conhecimento para a docência.Revista UniabeuPrograma de Apoio à Pesquisa (PROAPE/UNIABEU)da Silva, Kátia Regina XavierOliveira, Mayara Hellen Silva deSouza, Michele Marques de2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572Revista Uniabeu; v. 7, n. 17 (2014): Revista UNIABEU; 14-282179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572/pdf_120info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-31T13:00:31Zoai:ojs2.abeu.local:article/1572Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2014-12-31T13:00:31Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
title |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
spellingShingle |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR da Silva, Kátia Regina Xavier Saúde; Ciências Humanas; Educação programas de enriquecimento; formação de professores, educação física |
title_short |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
title_full |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
title_fullStr |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
title_sort |
A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR |
author |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
author_facet |
da Silva, Kátia Regina Xavier Oliveira, Mayara Hellen Silva de Souza, Michele Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Mayara Hellen Silva de Souza, Michele Marques de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Apoio à Pesquisa (PROAPE/UNIABEU) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Kátia Regina Xavier Oliveira, Mayara Hellen Silva de Souza, Michele Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde; Ciências Humanas; Educação programas de enriquecimento; formação de professores, educação física |
topic |
Saúde; Ciências Humanas; Educação programas de enriquecimento; formação de professores, educação física |
description |
A pesquisa que deu origem a este artigo defende a ideia de que o enriquecimento curricular é benéfico para todos os estudantes. Esse enriquecimento tem a finalidade de identificar talentos e desenvolver habilidades acadêmicas em diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Este artigo apresenta os resultados de um Grupo Focal (GF) realizado com 7 monitores que atuaram em um curso de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas (DHA) promovido por uma instituição privada de ensino superior localizada na Baixada Fluminense entre os anos de 2012 e 2013. Desta forma, objetiva-se analisar os efeitos da participação dos monitores no DHA para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a antecipação de situações didáticas proporcionou o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas inerentes à profissão. Além disso, durante as situações de simulação, nos encontros de capacitação, os estudantes tiveram várias oportunidades de desenvolver o raciocínio pedagógico, com foco em conteúdos de ordem generalista. Face os resultados apresentados, pode-se dizer que o DHA constituiu um profícuo espaço de formação para os monitores, na medida em que proporcionou oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais que integram as bases de conhecimento para a docência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1572/pdf_120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 7, n. 17 (2014): Revista UNIABEU; 14-28 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820839800832 |