A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brigolla, Fernanda de Cássia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Aparecida de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841
Resumo: O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos.
id UNIABEU-1_b5cb0e027a577d3759991c625c71fd57
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/841
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesaCiências Humanas; Educação; Gênero femininoEducação; Livro Didático; Gênero Feminino O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos. Revista UniabeuBrigolla, Fernanda de CássiaFerreira, Aparecida de Jesus2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841Revista Uniabeu; v. 6, n. 14 (2013): Revista UNIABEU; 1-192179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841/pdf_24info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-30T23:04:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/841Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-12-30T23:04:23Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
title A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
spellingShingle A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
Brigolla, Fernanda de Cássia
Ciências Humanas; Educação; Gênero feminino
Educação; Livro Didático; Gênero Feminino
title_short A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
title_full A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
title_fullStr A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
title_full_unstemmed A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
title_sort A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
author Brigolla, Fernanda de Cássia
author_facet Brigolla, Fernanda de Cássia
Ferreira, Aparecida de Jesus
author_role author
author2 Ferreira, Aparecida de Jesus
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brigolla, Fernanda de Cássia
Ferreira, Aparecida de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Gênero feminino
Educação; Livro Didático; Gênero Feminino
topic Ciências Humanas; Educação; Gênero feminino
Educação; Livro Didático; Gênero Feminino
description O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841/pdf_24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 6, n. 14 (2013): Revista UNIABEU; 1-19
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170821072584704