A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841 |
Resumo: | O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos. |
id |
UNIABEU-1_b5cb0e027a577d3759991c625c71fd57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/841 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesaCiências Humanas; Educação; Gênero femininoEducação; Livro Didático; Gênero Feminino O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos. Revista UniabeuBrigolla, Fernanda de CássiaFerreira, Aparecida de Jesus2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841Revista Uniabeu; v. 6, n. 14 (2013): Revista UNIABEU; 1-192179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841/pdf_24info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-30T23:04:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/841Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-12-30T23:04:23Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
title |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
spellingShingle |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa Brigolla, Fernanda de Cássia Ciências Humanas; Educação; Gênero feminino Educação; Livro Didático; Gênero Feminino |
title_short |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
title_full |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
title_fullStr |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
title_sort |
A representação do gênero feminino em livros Didáticos de língua inglesa |
author |
Brigolla, Fernanda de Cássia |
author_facet |
Brigolla, Fernanda de Cássia Ferreira, Aparecida de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Aparecida de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brigolla, Fernanda de Cássia Ferreira, Aparecida de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação; Gênero feminino Educação; Livro Didático; Gênero Feminino |
topic |
Ciências Humanas; Educação; Gênero feminino Educação; Livro Didático; Gênero Feminino |
description |
O livro didático é o material de utilização predominante na maioria das salas de aula de ensino regular. Muitas das vezes o tratamento dado a esse material despreza possibilidades de discutir o papel que desempenha na vida social dos alunos, pois o foco são questões relativas à gramática. Considerando que as imagens têm o ofício de ilustrar o livro retratando a sociedade em determinado tempo histórico, este artigo faz uma análise iconográfica, tendo como suporte a teoria feminista e seus estudiosos (LOURO, 2003; AUAD, 2003, 2006). A justificativa para tal escolha se baseia na possibilidade de discussões entre professores e alunos a respeito do direito da mulher em exercer diferentes funções no mercado de trabalho. Com essas discussões, é possível criar novos modos de olhar as representações iconográficas femininas e refletir acerca dos discursos propagados por materiais didáticos. A metodologia de análise será análise documental, pois consideramos o livro como um documento, e utilizamos como suporte teórico a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2005; WODAK, 2004; VAN DIJK, 1993). Ancoradas nesses teóricos, as análises permitiram demonstrar que a representação de estereótipos de homens e mulheres no campo profissional ainda ocupa um espaço significativo nos livros didáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/841/pdf_24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 6, n. 14 (2013): Revista UNIABEU; 1-19 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170821072584704 |