AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo relativo às dificuldades encontradas na passagem da matemática aritmética para a algébrica ao nível de ensino fundamental, em uma escola particular situada na cidade de Lages (SC). Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos, de diferentes turmas, analisando-se as dificuldades encontradas com professores titulares distintos da instituição de ensino. Este trabalho teve como foco refletir sobre como a álgebra está sendo encarada pelos estudantes e com o auxílio de atividades lúdicas realizadas, fazer com que o educando compreenda o significado da simbologia usada como ferramenta auxiliar em cálculos matemáticos mais sofisticados, assim minimizando as reações negativas de uma matemática algébrica mecanicista sem significância no seu processo. Com a aplicação desta pesquisa foi possível mostrar aos alunos a importância de se comunicar matematicamente com o auxílio da álgebra com seus respectivos símbolos tornando-a prazerosa e significativa. |
id |
UNIABEU-1_cd200813749ec42a392173deaa291b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2508 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOSAritmética. Álgebra. Significado da simbologia.Este trabalho apresenta um estudo relativo às dificuldades encontradas na passagem da matemática aritmética para a algébrica ao nível de ensino fundamental, em uma escola particular situada na cidade de Lages (SC). Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos, de diferentes turmas, analisando-se as dificuldades encontradas com professores titulares distintos da instituição de ensino. Este trabalho teve como foco refletir sobre como a álgebra está sendo encarada pelos estudantes e com o auxílio de atividades lúdicas realizadas, fazer com que o educando compreenda o significado da simbologia usada como ferramenta auxiliar em cálculos matemáticos mais sofisticados, assim minimizando as reações negativas de uma matemática algébrica mecanicista sem significância no seu processo. Com a aplicação desta pesquisa foi possível mostrar aos alunos a importância de se comunicar matematicamente com o auxílio da álgebra com seus respectivos símbolos tornando-a prazerosa e significativa.Revista UniabeuPereira, Fernando de CandidoOliveira, Lucas2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 186-2022179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:01:42Zoai:ojs2.abeu.local:article/2508Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:01:42Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
title |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
spellingShingle |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS Pereira, Fernando de Candido Aritmética. Álgebra. Significado da simbologia. |
title_short |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
title_full |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
title_fullStr |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
title_full_unstemmed |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
title_sort |
AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS |
author |
Pereira, Fernando de Candido |
author_facet |
Pereira, Fernando de Candido Oliveira, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernando de Candido Oliveira, Lucas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética. Álgebra. Significado da simbologia. |
topic |
Aritmética. Álgebra. Significado da simbologia. |
description |
Este trabalho apresenta um estudo relativo às dificuldades encontradas na passagem da matemática aritmética para a algébrica ao nível de ensino fundamental, em uma escola particular situada na cidade de Lages (SC). Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos, de diferentes turmas, analisando-se as dificuldades encontradas com professores titulares distintos da instituição de ensino. Este trabalho teve como foco refletir sobre como a álgebra está sendo encarada pelos estudantes e com o auxílio de atividades lúdicas realizadas, fazer com que o educando compreenda o significado da simbologia usada como ferramenta auxiliar em cálculos matemáticos mais sofisticados, assim minimizando as reações negativas de uma matemática algébrica mecanicista sem significância no seu processo. Com a aplicação desta pesquisa foi possível mostrar aos alunos a importância de se comunicar matematicamente com o auxílio da álgebra com seus respectivos símbolos tornando-a prazerosa e significativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 186-202 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820330192896 |