AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernando de Candido
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo relativo às dificuldades encontradas na passagem da matemática aritmética para a algébrica ao nível de ensino fundamental, em uma escola particular situada na cidade de Lages (SC). Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos, de diferentes turmas, analisando-se as dificuldades encontradas com professores titulares distintos da instituição de ensino. Este trabalho teve como foco refletir sobre como a álgebra está sendo encarada pelos estudantes e com o auxílio de atividades lúdicas realizadas, fazer com que o educando compreenda o significado da simbologia usada como ferramenta auxiliar em cálculos matemáticos mais sofisticados, assim minimizando as reações negativas de uma matemática algébrica mecanicista sem significância no seu processo. Com a aplicação desta pesquisa foi possível mostrar aos alunos a importância de se comunicar matematicamente com o auxílio da álgebra com seus respectivos símbolos tornando-a prazerosa e significativa.
id UNIABEU-1_cd200813749ec42a392173deaa291b00
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2508
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOSAritmética. Álgebra. Significado da simbologia.Este trabalho apresenta um estudo relativo às dificuldades encontradas na passagem da matemática aritmética para a algébrica ao nível de ensino fundamental, em uma escola particular situada na cidade de Lages (SC). Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos, de diferentes turmas, analisando-se as dificuldades encontradas com professores titulares distintos da instituição de ensino. Este trabalho teve como foco refletir sobre como a álgebra está sendo encarada pelos estudantes e com o auxílio de atividades lúdicas realizadas, fazer com que o educando compreenda o significado da simbologia usada como ferramenta auxiliar em cálculos matemáticos mais sofisticados, assim minimizando as reações negativas de uma matemática algébrica mecanicista sem significância no seu processo. Com a aplicação desta pesquisa foi possível mostrar aos alunos a importância de se comunicar matematicamente com o auxílio da álgebra com seus respectivos símbolos tornando-a prazerosa e significativa.Revista UniabeuPereira, Fernando de CandidoOliveira, Lucas2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 186-2022179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:01:42Zoai:ojs2.abeu.local:article/2508Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:01:42Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
title AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
spellingShingle AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
Pereira, Fernando de Candido
Aritmética. Álgebra. Significado da simbologia.
title_short AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
title_full AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
title_fullStr AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
title_full_unstemmed AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
title_sort AS DIFICULDADES NO ENTENDIMENTO PEDAGOGICO RELACIONADO À TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS ARITMÉTICOS PARA OS ALGEBRICOS
author Pereira, Fernando de Candido
author_facet Pereira, Fernando de Candido
Oliveira, Lucas
author_role author
author2 Oliveira, Lucas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernando de Candido
Oliveira, Lucas
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética. Álgebra. Significado da simbologia.
topic Aritmética. Álgebra. Significado da simbologia.
description Este trabalho apresenta um estudo relativo às dificuldades encontradas na passagem da matemática aritmética para a algébrica ao nível de ensino fundamental, em uma escola particular situada na cidade de Lages (SC). Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos, de diferentes turmas, analisando-se as dificuldades encontradas com professores titulares distintos da instituição de ensino. Este trabalho teve como foco refletir sobre como a álgebra está sendo encarada pelos estudantes e com o auxílio de atividades lúdicas realizadas, fazer com que o educando compreenda o significado da simbologia usada como ferramenta auxiliar em cálculos matemáticos mais sofisticados, assim minimizando as reações negativas de uma matemática algébrica mecanicista sem significância no seu processo. Com a aplicação desta pesquisa foi possível mostrar aos alunos a importância de se comunicar matematicamente com o auxílio da álgebra com seus respectivos símbolos tornando-a prazerosa e significativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2508/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 186-202
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820330192896