A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruthner, Simone Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nuñez, Carlinda Fragale Pate
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/47
Resumo: RESUMO: “Porque razão é que algumas obras poéticas [...] não provocam efeito algum, e o esplendor das palavras serve apenas para aumentar a frieza interior que nos atravessa?” No conto Serapião e o Princípio Serapiôntico,  E.T.A. Hoffmann (1776-1822) defende: “só as chamas interiores” é que se transformam em “palavras incendiadas”, colocando em questão o verdadeiro poeta que não for também um profeta. Com a fundação de um clube de poetas românticos que discutem os próprios manuscritos, o autor reflete sobre a crítica da criação, apresentando critérios para a produção de uma obra artística. Reconhecido mestre do duplo, E.T.A. Hoffmann revela-se como o mestre também da intermidialidade, expondo não apenas as suas ideias sobre contística, como sobretudo, a sua particular “Welt- und Kunstanschauung” (“Visão de mundo e das artes”). O estudo comparado deste conto-tese com o conto musical A Fermata resulta na compreensão de que as duas produções são obras artísticas auto- e interreferentes. Partindo de In Sinn und Gedanken (O Sentir e o Pensar), o autor relaciona o mundo exterior com o mundo interior, combina diversidade e intermidialidade com unidade, demonstrando o domínio das técnicas artísticas, que, em sua obra, revelam-se inseparáveis: a Música, a Pintura e a Literatura.   ABSTRACT “Why is it that some poetic works [...] do not provoke any reaction, and the splendor of the words serves only to increase our interior indifference?” In the story Serapion and the Serapiontic Principle, E.T.A. Hoffmann (1776-1822) argues: “Only inner flames” transform themselves into “fiery words”, calling into question the true value of a poet who is not also a prophet. As founder of a club of romantic poets who discussed their own manuscripts, the author reflects on the critique of creation, presenting criteria for the production of a work of art. An acknowledged master of the double, E.T.A. Hoffmann reveals himself as a master also of intermediality, expounding not only his ideas on the short story genre, but also, above all, his own “Welt- und Kunstanschauung” (“Worldview and view of the Arts”). This comparative study between the aforementioned story-thesis and his musical tale, The Fermata, results in the recognition that the two are works of art, both self and inter-referential. In In Sinn und Gedanken (On Feeling and Thinking), the author relates exterior and interior worlds, combining diversity and intermediality into one, demonstrating command of the artistic techniques, which revealed themselves inseparable in his work: music, painting and literature.
id UNIABEU-2_3c539a0db0fe6b47919fda59ac5cbdbb
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/47
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANNTeoria da Literatura e Literatura ComparadaMúsica; Pintura; Literatura; Intermidialidade; HoffmannPoéticas da Modernidade em Perspectiva ComparadaRESUMO: “Porque razão é que algumas obras poéticas [...] não provocam efeito algum, e o esplendor das palavras serve apenas para aumentar a frieza interior que nos atravessa?” No conto Serapião e o Princípio Serapiôntico,  E.T.A. Hoffmann (1776-1822) defende: “só as chamas interiores” é que se transformam em “palavras incendiadas”, colocando em questão o verdadeiro poeta que não for também um profeta. Com a fundação de um clube de poetas românticos que discutem os próprios manuscritos, o autor reflete sobre a crítica da criação, apresentando critérios para a produção de uma obra artística. Reconhecido mestre do duplo, E.T.A. Hoffmann revela-se como o mestre também da intermidialidade, expondo não apenas as suas ideias sobre contística, como sobretudo, a sua particular “Welt- und Kunstanschauung” (“Visão de mundo e das artes”). O estudo comparado deste conto-tese com o conto musical A Fermata resulta na compreensão de que as duas produções são obras artísticas auto- e interreferentes. Partindo de In Sinn und Gedanken (O Sentir e o Pensar), o autor relaciona o mundo exterior com o mundo interior, combina diversidade e intermidialidade com unidade, demonstrando o domínio das técnicas artísticas, que, em sua obra, revelam-se inseparáveis: a Música, a Pintura e a Literatura.   ABSTRACT “Why is it that some poetic works [...] do not provoke any reaction, and the splendor of the words serves only to increase our interior indifference?” In the story Serapion and the Serapiontic Principle, E.T.A. Hoffmann (1776-1822) argues: “Only inner flames” transform themselves into “fiery words”, calling into question the true value of a poet who is not also a prophet. As founder of a club of romantic poets who discussed their own manuscripts, the author reflects on the critique of creation, presenting criteria for the production of a work of art. An acknowledged master of the double, E.T.A. Hoffmann reveals himself as a master also of intermediality, expounding not only his ideas on the short story genre, but also, above all, his own “Welt- und Kunstanschauung” (“Worldview and view of the Arts”). This comparative study between the aforementioned story-thesis and his musical tale, The Fermata, results in the recognition that the two are works of art, both self and inter-referential. In In Sinn und Gedanken (On Feeling and Thinking), the author relates exterior and interior worlds, combining diversity and intermediality into one, demonstrating command of the artistic techniques, which revealed themselves inseparable in his work: music, painting and literature.UNIABEUCNPq e FAPERJRuthner, Simone MariaNuñez, Carlinda Fragale Pate2012-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioncomparativoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/47Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 3B (2012): Estudos Literários e Culturais; 194-2092177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/47/pdf_293info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:25:25Zoai:ojs2.abeu.local:article/47Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:25:25E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
title A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
spellingShingle A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
Ruthner, Simone Maria
Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Música; Pintura; Literatura; Intermidialidade; Hoffmann
Poéticas da Modernidade em Perspectiva Comparada
title_short A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
title_full A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
title_fullStr A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
title_full_unstemmed A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
title_sort A DIMENSÃO INTERMIDIAL EM CONTOS DE HOFFMANN
author Ruthner, Simone Maria
author_facet Ruthner, Simone Maria
Nuñez, Carlinda Fragale Pate
author_role author
author2 Nuñez, Carlinda Fragale Pate
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruthner, Simone Maria
Nuñez, Carlinda Fragale Pate
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Música; Pintura; Literatura; Intermidialidade; Hoffmann
Poéticas da Modernidade em Perspectiva Comparada
topic Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Música; Pintura; Literatura; Intermidialidade; Hoffmann
Poéticas da Modernidade em Perspectiva Comparada
description RESUMO: “Porque razão é que algumas obras poéticas [...] não provocam efeito algum, e o esplendor das palavras serve apenas para aumentar a frieza interior que nos atravessa?” No conto Serapião e o Princípio Serapiôntico,  E.T.A. Hoffmann (1776-1822) defende: “só as chamas interiores” é que se transformam em “palavras incendiadas”, colocando em questão o verdadeiro poeta que não for também um profeta. Com a fundação de um clube de poetas românticos que discutem os próprios manuscritos, o autor reflete sobre a crítica da criação, apresentando critérios para a produção de uma obra artística. Reconhecido mestre do duplo, E.T.A. Hoffmann revela-se como o mestre também da intermidialidade, expondo não apenas as suas ideias sobre contística, como sobretudo, a sua particular “Welt- und Kunstanschauung” (“Visão de mundo e das artes”). O estudo comparado deste conto-tese com o conto musical A Fermata resulta na compreensão de que as duas produções são obras artísticas auto- e interreferentes. Partindo de In Sinn und Gedanken (O Sentir e o Pensar), o autor relaciona o mundo exterior com o mundo interior, combina diversidade e intermidialidade com unidade, demonstrando o domínio das técnicas artísticas, que, em sua obra, revelam-se inseparáveis: a Música, a Pintura e a Literatura.   ABSTRACT “Why is it that some poetic works [...] do not provoke any reaction, and the splendor of the words serves only to increase our interior indifference?” In the story Serapion and the Serapiontic Principle, E.T.A. Hoffmann (1776-1822) argues: “Only inner flames” transform themselves into “fiery words”, calling into question the true value of a poet who is not also a prophet. As founder of a club of romantic poets who discussed their own manuscripts, the author reflects on the critique of creation, presenting criteria for the production of a work of art. An acknowledged master of the double, E.T.A. Hoffmann reveals himself as a master also of intermediality, expounding not only his ideas on the short story genre, but also, above all, his own “Welt- und Kunstanschauung” (“Worldview and view of the Arts”). This comparative study between the aforementioned story-thesis and his musical tale, The Fermata, results in the recognition that the two are works of art, both self and inter-referential. In In Sinn und Gedanken (On Feeling and Thinking), the author relates exterior and interior worlds, combining diversity and intermediality into one, demonstrating command of the artistic techniques, which revealed themselves inseparable in his work: music, painting and literature.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
comparativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/47
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/47/pdf_293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 3B (2012): Estudos Literários e Culturais; 194-209
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841620480000