Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paganotti, Ivan
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837
Resumo: É impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos.
id UNIABEU-2_74e533e14fa69c26c0b48d4e73868862
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/837
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantisCiências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educaçãoeducomunicação; jornalismo; blogsEducomunicaçãoÉ impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos.UNIABEUCAPESPaganotti, Ivan2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 203-2182177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837/pdf_383https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/87https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/88https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/89https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/90https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/91https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/92https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/93info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:22:52Zoai:ojs2.abeu.local:article/837Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:22:52E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
title Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
spellingShingle Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
Paganotti, Ivan
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educação
educomunicação; jornalismo; blogs
Educomunicação
title_short Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
title_full Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
title_fullStr Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
title_full_unstemmed Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
title_sort Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
author Paganotti, Ivan
author_facet Paganotti, Ivan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Paganotti, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educação
educomunicação; jornalismo; blogs
Educomunicação
topic Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educação
educomunicação; jornalismo; blogs
Educomunicação
description É impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837/pdf_383
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/87
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/88
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/89
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/90
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/91
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/92
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 203-218
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170842058784768