Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837 |
Resumo: | É impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos. |
id |
UNIABEU-2_74e533e14fa69c26c0b48d4e73868862 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/837 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantisCiências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educaçãoeducomunicação; jornalismo; blogsEducomunicaçãoÉ impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos.UNIABEUCAPESPaganotti, Ivan2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 203-2182177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837/pdf_383https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/87https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/88https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/89https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/90https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/91https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/92https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/93info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:22:52Zoai:ojs2.abeu.local:article/837Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:22:52E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
title |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
spellingShingle |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis Paganotti, Ivan Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educação educomunicação; jornalismo; blogs Educomunicação |
title_short |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
title_full |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
title_fullStr |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
title_full_unstemmed |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
title_sort |
Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis |
author |
Paganotti, Ivan |
author_facet |
Paganotti, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paganotti, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educação educomunicação; jornalismo; blogs Educomunicação |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Educação educomunicação; jornalismo; blogs Educomunicação |
description |
É impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/837/pdf_383 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/87 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/88 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/89 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/90 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/91 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/92 https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/837/93 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 203-218 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170842058784768 |